A internet pode aproximar pessoas ao permitir interagir com diferentes usuários ao redor do mundo em tempo real. Hoje em dia, é difícil achar alguém que não tenha nenhuma rede social. O celular pode ser muito útil para se manter conectado com o mundo, se atualizar com notícias, contatar pessoas, e pode até ser utilizado para o lazer, no entanto, o uso desenfreado da internet nos aparelhos como o smartphone pode causar o efeito contrário, alienando o usuário e destruindo relacionamentos com aqueles que estão fisicamente próximos a você. Esse comportamento é chamado de Phubbing.

O que é Phubbing?

Phubbing pode prejudicar relacionamentos
Imagem: Pixabay

O Phubbing é a junção das palavras em inglês snubbing (esnobar) e phone (telefone), ou seja, ignorar as pessoas a sua volta para manter demasiada atenção ao celular. O termo foi criado pela companhia australiana Macquarie Dictionary em 2012. Desde então, estudiosos passaram a realizar pesquisas sobre o comportamento, que pode causar sérios problemas como a falta de atenção e comunicação nos relacionamentos entre casais, familiares, amigos e colegas de trabalho.

O phubbing pode prejudicar a rotina dos usuários, além de causar vício, tornando as atividades do dia a dia cada vez mais fáceis de ignorar. O comportamento também pode desenvolver ou piorar quadros de depressão, ansiedade, agressividade ou até mesmo o que é chamado de Nomofobia, que é o medo irracional de ficar desconectado do celular.

Em 2016, uma revista científica chamada Computers in Human Behavior disponibilizou um estudo sobre como o phubbing tem se tornado normativo atualmente. Segundo a pesquisa, os phubbers (aqueles que praticam o phubbing), perpetuam o comportamento por achar que os outros ao seu redor fazem a mesma coisa, e costumam retaliar verbalmente em resposta ao descontentamento apresentado pelo parceiro que está sendo esnobado, causando desavenças e o desgaste do relacionamento.

Para evitar o phubbing, é necessário que o phubber reconheça o mal causado pelo uso abusivo do celular e tome atitudes que ajudem a melhorar o relacionamento com outras pessoas, como evitar mexer no smartphone enquanto alguém estiver falando com você, ou passar tempo de qualidade longe da tela do computador, tablet ou celular.