A Volkswagen anunciou, nesta quarta-feira (23), que começou a comprar chips de forma direta de dez fabricantes estrategicamente importantes, como NXP, Infineon e Renesas, segundo a Reuters.

Anteriormente, a empresa dependia de seus fornecedores de componentes para adquirir os chips, mas agora busca garantir o suprimento ao estabelecer acordos diretos com os fabricantes desde outubro de 2022.

Planos da Volkswagen

Paralelamente, Berlim, capital da Alemanha, está oferecendo bilhões de Euros em subsídios para atrair grandes fabricantes de chips, como a Intel dos Estados Unidos e a TSMC, a fim de incentivá-los a construir fábricas no país, fortalecendo assim a indústria local e reduzindo a dependência do mercado externo.

Com a iniciativa de compra direta de chips, a Volkswagen busca garantir suprimento estável e controlar melhor a qualidade do componente, além de simplificar a cadeia de suprimentos e reduzir custos relacionados com sua diversificação.

Essa decisão estratégica também está alinhada com a tendência da indústria automobilística de contribuir para a evolução da eletrificação e da conectividade dos veículos.