Advogado de Dourados, José Carlos Manhabusco busca apoio para lista do TST
Anuncie Aqui
Advogado de Dourados, José Carlos Manhabusco busca apoio para lista do TST
Com quase 30 anos de carreira, o douradense José Carlos Manhabusco é o único nome do Mato Grosso do Sul a pleitear uma vaga na lista sêxtupla do Tribunal Superior do Trabalho (TST). A votação que aconteceria nesta próxima segunda-feira (28) foi adiada para o mês de setembro, agora ele busca apoio para a eleição.
Nos últimos dias ele esteve em Brasília para reuniões com senadores e ministros em busca de apoio político para a votação, além disso, o advogado conta com a aprovação e apoio da Ordem dos Advogados do Brasil, seção Mato Grosso do Sul (OAB/MS) através do presidente Bitto Pereira.
Em entrevista ao Dourados News, Manhabusco contou sobre a felicidade em ter seu nome aprovado para a eleição e a paixão de uma vida dedicada à advocacia foi passada também para os filhos, Gianncarlo e Amanda Camargo Manhabusco, que atuam ao seu lado no Estado.
“Toda essa trajetória de dedicação à advocacia me fez acreditar que poderia concorrer à vaga e representar o Mato Grosso do Sul, ter a aprovação da OAB foi muito significativo e aumentou as expectativas para as próximas etapas”, conta.
Natural do Rio de Janeiro, Manhabusco construiu sua carreira no Mato Grosso do Sul com foco na Justiça do Trabalho. É autor de sete livros, participou de diversas bancadas de concursos, foi conselheiro estadual OAB/MS, representante da Escola Superior de Advocacia do MS em Dourados e membro da Comissão Especial de Direito Desportivo – Conselho Federal da OAB.
Tais feitos ao longo dos quase 30 anos de atuação foram reconhecidos por diversas vezes com os títulos de cidadão douradense e sul-mato-grossense, moções legislativas, comendas e medalhas, com destaque para a Medalha de Mérito Jurídico Heitor Medeiros.
“É um privilégio para um advogado fazer parte disso, existe um crivo para aprovar a candidatura daqueles que pretendem integrar a lista sêxtupla, então só de chegar a essa fase já é uma vitória e reconhecimento por nosso trabalho. Agora busco apoio para representar nosso Estado e, se Deus quiser, integrar o TST”, ressalta o advogado.
Ao todo 28 advogados de diversas regiões do Brasil concorrer a lista sêxtupla, desses apenas três são da região centro-oeste, sendo dois do Distrito Federal e apenas José Carlos Manhabusco do Mato Grosso do Sul.
Quinto constitucional
A eleição acontece sempre que é aberta uma vaga no TST, neste caso, deve-se a aposentadoria do ministro Emmanoel Pereira.
De acordo com o artigo 111-A da Constituição da República, um quinto dos integrantes do TST se destina a advogados e membros do Ministério Público do Trabalho. Conforme as informações do TST, quando surge uma nova vaga, a OAB ou o Ministério Público do Trabalho (MPT) elaboram uma lista sêxtupla e a encaminham ao TST, que, por votação secreta, a reduz a três nomes, encaminhados ao Presidência da República, que faz a indicação.
Na parte final do processo, o indicado do Presidente passa por sabatina da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado Federal, e, caso aprovado, seu nome deve ser referendado pelo plenário da Casa legislativa.
Acompanhe também a entrevista do advogado para a TV Dourados News (clique aqui).
Fonte: Dourados News
Anuncie Aqui
Alcance milhares de leitores
Fernando Bastos
Jornalista com mais de 15 anos de experiência na cobertura política e econômica de Mato Grosso do Sul. Especialista em administração pública e bastidores do poder. No MS Digital News, coordena a equipe de reportagem e assina as principais análises sobre o desenvolvimento do estado.
Ver mais matérias
Comentários