Lendário por viver um dos personagens mais icônicos da cultura geek, William Shatner, o Capitão Kirk de Star Trek, revelou em entrevista à Reuters que tem passado um tempo explorando a onda do momento: a inteligência artificial.
Segundo o ator, o qual é consultor pago da Proto Hologram e tem testado o ProtoBot, novo produto da empresa que compete diretamente com o ChatGPT, ele tem experimentado os mesmos questionamentos da maioria das pessoas e autoridades sobre a tecnologia: a ética. Entretanto, temas mais profundos e filosóficos também pairam sobre a percepção do artista.
Estou fazendo perguntas ao ProtoBot que normalmente um computador não responde. Um computador responde dois mais dois, mas o ProtoBot sabe o que é o amor? O ProtoBot pode entender a senciência? Eles podem entender a emoção? Eles podem entender o medo?
William Shatner à Reuters.
Raffi Kryszek, principal arquiteto de IA e chefe de inovação da Proto Hologram, disse que o dispositivo foi projetado para aprender com conversas, mas só pode criar algo quando solicitado.
O que você precisa saber sobre o ProtoBot:
Para a Proto, a nova função no dispositivo poderá ser usada por educadores, cientistas e empresas que precisem apresentar novas ideias, ou ainda para diagnósticos médicos, aconselhamento ou apenas companhia. Para Shatner, a evolução da tecnologia é um ponto crítico, mas historicamente interessante.
Vamos queimar ou vamos superar todas as expectativas, e isso faz parte da encruzilhada. Isso nos ajudará a decidir a forma atual de seguir em frente ou nos derrotará. Estamos em um momento realmente interessante da história.
Fonte: Olhar Digital
Comentários