O Linux é um sistema operacional muito utilizado em computadores, tablets, celulares e até em carros, sendo assim um dos grandes concorrentes do gigante Windows e MacOS. E engana-se quem acredita que ele não supera os rivais em alguns pontos. Continue a leitura e veja 5 vantagens do Linux, sobre os dois softwares.
1 – Mudanças na área de trabalho
Caso você não goste da forma que está organizada a sua área de trabalho, que tal mudar? Essa é a primeira das vantagens do Linux. Por exemplo, ao optar Ubuntu Linux e não gostar do GNOME, dá para fazer a instalação do KDE Plasma, Xfce, Enlightenment Pantheon, Budgie ou algum outro ambiente que seja de sua preferência. Você consegue, por exemplo, deixar a área de trabalho com a cara do Windows ou MacOS. As mudanças podem ser realizadas em poucos minutos.
O Windows e MacOS trabalham com um certo bloqueio, no qual você não consegue mexer muito na forma como a área de trabalho funciona.
2 – Usar um novo hardware em um computador antigo
Alguns sistemas operacionais, como o Windows, por exemplo, não se encaixam em computadores mais antigos. Isso aconteceu com o Windows 11, que quando foi lançado, diversos usuários se queixaram porque se o computador fosse de três anos atrás, ele não suportava o software mais recente. Mas, com o Linux é diferente.
Existem algumas versões, como o Lubuntu e Linux Lite, que já foram criadas com o objetivo de rodar em hardware mais antigo e também em computadores mais novos.
3 – Atualização sem precisar reiniciar o computador
Para atualizar o computador tanto no Windows, quanto no MacOS, é necessário reiniciar a máquina. No Linux, não. O sistema operacional faz a atualização enquanto você utiliza o computador, sem interferir no que está fazendo. A única exceção é quando o kernel precisa ser atualizado. Nesse caso, a reinicialização e inevitável. Outro ponto importante é que o indicado é executar as atualizações com o dudo dnf upgrade, um componente que permite o download e instalação automática de atualizações.
Caso execute as atualizações por meio da ferramenta GUI, o gerenciador de pacotes faz o download e pede para que a máquina seja reiniciada. Por isso, a importância de utilizar o outro componente. Vale ressaltar também que alguns sistemas operacionais do Linux exigem a reinicialização para instalar o novo firmware, é o caso do O Pop!_OS Linux, que é uma distribuição leve e que tem como foco a facilidade de uso.
4 – Dá para executar o software do Windows no Linux
Você sabia que por meio do software instalável, Wine, é possível instalar e executar o Windows no Linux? Pois é, essa é uma realidade para quem utiliza esse sistema operacional e mais uma das vantagens do Linux.
5 – Instalação de software de graça
Com o Linux tem como encontrar diversos softwares gratuitos para serem instalados. Eles ficam disponíveis na loja de aplicativos GUI, encontrada com facilidade em seu desktop. No Windows e MacOS você também encontra softwares, mas dificilmente são gratuitos e sem anúncios.
Fonte: Olhar Digital
Comentários