O Google Chrome está testando uma ferramenta de leitura de tela para que o browser consiga falar em voz alta o texto encontrado em sites. A novidade chegou ao estágio inicial de testes abertos e utiliza o modo de leitura do navegador para que você não precise mais ler o conteúdo, passando a escutá-lo sem a necessidade de software terceiro.
O que você precisa saber:
Se você não conhece o modo de leitura, saiba que ele é a melhor ferramenta que você pode encontrar atualmente para ainda acessar sites forrados de publicidade, sem ter a leitura do conteúdo interrompida constantemente pelos banners. Ele basicamente remove todo o conteúdo que não é o texto, deixando o visual como de um documento e está presente em praticamente todo navegador.
O Chrome recebeu uma ferramenta nativa para este modo neste ano e agora começou a testar uma evolução para ela, tornando o modo de leitura em uma voz que vai te contar todo o texto encontrado.
Por enquanto apenas a versão Canary do Google Chrome recebeu a novidade e ela é a mais inicial na lista de testes, geralmente com ferramentas presentes muito antes de seu lançamento e ainda com alguns erros esperando feedback para correção.
Chrome for desktop will also have the option to “read aloud” articles, the initial implementation of this feature (in the Canary version) is pretty basic but it works, in this link you can see a video with the feature in action:https://t.co/UMAzrWKaWo
.https://t.co/Wha3AzI9gfpic.twitter.com/z8KMvtUsLI— Leopeva64 (@Leopeva64) August 25, 2023
Chrome separa publicidade e fotos no modo de leitura
A leitura do texto neste modo que separa tudo do conteúdo, inclusive fotos que fazem sentido para o contexto, fica em um pequeno botão com um play no começo dele. O The Verge encontrou alguns usuários utilizando a novidade e eles comentam que a voz emitida pelo browser ainda é robótica, longe da mesma naturalidade utilizada pelo gigante das buscas em outras ferramentas – como a voz que te guia no Google Maps.
Mesmo em estágio inicial de testes, nem todo mundo com a versão mais recente do Chrome Canary consegue ativar o recurso. Com isso é possível entender que o lançamento da leitura de texto em voz alta está bem longe de ser lançada globalmente.
Fonte: Olhar Digital
Comentários