O lançamento do sétimo voo tripulado da SpaceX para a Estação Espacial Internacional (ISS) que aconteceria na madrugada desta sexta-feira (25) foi adiado, segundo comunicado da NASA. De acordo com a empresa de Elon Musk, uma nova data foi agendada para “dar às equipes mais tempo para concluir e discutir análises”.  

O que você precisa saber: 

A NASA e a SpaceX estão suspendendo a oportunidade de lançamento na sexta-feira, 25 de agosto, da missão Crew-7 da agência para a Estação Espacial Internacional. O lançamento agora está previsto para as 3h27 de sábado, 26 de agosto, para a sétima missão de rotação da tripulação da SpaceX ao laboratório de microgravidade da NASA. 

Comunicado da NASA. 

Segundo o site especializado Space, a SpaceX acrescentou via Twitter que “os veículos permanecem saudáveis e a tripulação está pronta para voar”, afastando a ideia de problemas técnicos — embora detalhes não tenham sido divulgados. 

Para quem quiser acompanhar ao vivo, a dinâmica permanece a mesma: por meio de uma transmissão no canal oficial da SpaceX no YouTube, que está marcada para começar cinco minutos antes do lançamento.

A missão Crew-7 

A missão Crew-7 é composta por um grupo bastante diversificado de tripulantes, com representantes de quatro agências espaciais diferentes: a iraniana-americana Jasmin Moghbeli, pela NASA, o dinamarquês Andreas Mogensen, pela Agência Espacial Europeia (ESA), Satoshi Furukawa, pela Agência de Exploração Aeroespacial do Japão (JAXA) e o cosmonauta Konstantin Borisov, pela Roscosmos, a agência espacial russa. 

Durante os cerca de 190 dias programados para essa nova missão, serão conduzidos mais de 200 experimentos científicos pelos tripulantes, entre novos estudos e outros já em andamento, cada um deles variando em escopo e objetivos. Saiba mais aqui