Mesmo com os avanços na ciência, ir para o espaço não é tão simples assim e pode ter consequências no organismo dos astronautas. Uma pesquisa do Karolinska Institutet, na Suécia, mostrou como a “ausência de peso” provocada pela baixa gravidade influencia as células do sistema imunológico e deixa os viajantes mais vulneráveis a infecções.

Risco para astronautas

O sonho de visitar o espaço continua e já há expedições para explorar a Lua e Marte em planejamento. No entanto, o ambiente fora da Terra é extremamente hostil ao corpo humano e cientistas suecos resolveram entender como isso afeta o sistema imunológico dos astronautas.

Eles, então, investigaram o que acontece com as células T sob condições de ausência de peso. Essas células são as responsáveis pelas respostas antivirais, ou seja, por eliminar corpos infectados e vírus do organismo humano.

Tripulantes de missões espaciais podem estar mais vulneráveis a infecções por causa da adaptação das células T (Imagem: SpaceX)

Testes

Ilustração de nanotecnologia exterminando moléculas
Células T são as responsáveis por combater infecções no corpo humano (Imagem: AdobeStock)

Importância

Agora, os pesquisadores continuarão pesquisando sobre como a ausência de peso pode influenciar o sistema imunológico dos astronautas, inclusive em uma plataforma de sondagem real.

Isso porque, sem essas células em pleno funcionamento, é mais fácil para os tripulantes de uma missão contraírem infecções ou simplesmente ativarem agentes infecciosos que estavam “dormentes” em seus corpos.