Uma imagem capturada pelo satelitezinho SkySat na quinta-feira (24) mostra os destroços do jato particular de Yevgeny Prigozhin, fundador do Grupo Wagner. A aeronave caiu na quarta-feira (23) na Rússia, matando o líder mercenário e outras nove pessoas a bordo, segundo autoridades do país.

Para quem tem pressa:

O satélite, operado pela empresa Planet, sediada em São Francisco (EUA), tirou uma foto do local do acidente – uma área gramada cercada por árvores – conforme publicou o site Space. Num ponto da imagem, dá para ver o jatinho destruído. Poucos metros à frente, alguns veículos aparecem estacionados (provavelmente de envolvidos na investigação).

Veja abaixo a imagem capturada pelo SkySat:

Imagem de satélite de destroços de avião que caiu com líder mercenário russo
(Imagem: Planet Labs PBC)

Esse satélite é do tamanho de um frigobar. Apesar do seu tamanho modesto, o SkySat consegue capturar imagens bem nítidas da Terra – segundo a empresa, sua resolução pega “pedaços” de até 72 centímetros da superfície.

Queda do avião com mercenário russo

O jatinho caiu na região de Tver, na Rússia, durante uma viagem de Moscou para São Petersburgo. Entre as outras pessoas que morreram no acidente, estavam Utkin Dmitriy e Valeriy Chekalov, dois dos principais auxiliares de Prigozhin.

A imprensa estatal russa chegou a divulgar imagens da queda da aeronave, veiculadas pela CNN. Elas mostraram o avião aparentemente sem uma asa e uma coluna de fumaça no local onde caiu.

O jatinho que caiu com Prigozhin a bordo era um Legacy 600, da brasileira Embraer (daquele mesmo modelo envolvido na queda de um avião da Gol, em 2006). As informações são da agência de notícias russa Tass.

O governo da Rússia anunciou que abriria uma investigação sobre os motivos da queda do avião. No entanto, a eficiência desse trabalho é questionada pelo Ocidente em meio a uma série de especulações sobre o que, de fato, aconteceu. Especialistas dizem que o padrão de queda da aeronave sugere que houve um evento catastrófico a bordo.

Putin e Prigozhin

Vladimir Putin e Yevgeny Prigozhin
Vladimir Putin (esq.) e Yevgeny Prigozhin (dir.) (Imagem: Maria Sakvarelidze)

No entanto, o Departamento de Defesa dos EUA informou que não identificou indícios de que um míssil terra-ar tenha derrubado a aeronave. O Pentágono acredita que a queda foi proposital, com objetivo de matar o líder mercenário.

O Grupo Wagner é um exército mercenário, criado por Yevgeny Prigozhin, que participou da invasão russa na Ucrânia. No entanto, em junho de 2023, o grupo ensaiou uma rebelião contra o presidente da Rússia, Vladimir Putin, que chamou o movimento de “facada nas costas”. Assim, Prigozhin passou de antigo amigo para recente rival de Putin.

Quase 24 horas após a queda do jatinho, o presidente se manifestou na TV. Ele prestou condolências às famílias dos que morreram e contou que conhecia Prigozhin desde a década de 90.

[Prigozhin] era uma pessoa com um destino complicado. Ele cometeu alguns erros graves na vida, mas também alcançou os resultados necessários.

Vladimir Putin, presidente da Rússia

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!