Saturno estará em oposição: Oportunidade para observar o gigante dos anéis
Chegou a época propícia para a observação de Saturno. O planeta gasoso está se aproximando da oposição, um momento em que ele estará exatamente oposto ao Sol em relação à Terra. Nesse mesmo período, Saturno estará em seu ponto mais próximo da Terra em sua órbita, chamado de perigeu, o que resultará em um brilho e tamanho aparentes maiores no céu.
A ocasião exata desse fenômeno ocorrerá no domingo, 27 de agosto, às 5h20 (horário de Brasília), quando Saturno estará a uma distância de 8,76 Unidades Astronômicas (UA) da Terra, correspondendo a cerca de 1,3 bilhão de km.
Na verdade, o planeta já está se aproximando (e permanecerá assim por algum tempo), pois a distância entre os planetas praticamente não muda nos dias próximos à oposição.
Segundo o guia de observações astronômicas Star Walk, outros corpos celestes, como cometas, asteroides e alguns elementos do Sistema Solar, também podem atingir a oposição. Um exemplo comum de oposição é a Lua na fase cheia, quando seu disco está em oposição ao Sol, tornando-se completamente iluminado pela luz solar.
Durante a oposição, Saturno estará com uma magnitude de 0,4, localizado na constelação de Aquário. A magnitude é inversamente proporcional ao brilho aparente de um corpo celeste; quanto mais brilhante, menor o valor da magnitude. Por exemplo, o Sol, como o objeto mais brilhante no céu, possui uma magnitude aparente de -27.
A olho nu, Saturno se assemelhará a um ponto amarelado na esfera celeste. Usando binóculos, será possível enxergar sua forma oval. Se você possuir um telescópio com abertura de 10 cm, a visão será ainda mais privilegiada, permitindo contemplar até mesmo os icônicos anéis.
“Para localizar Saturno no céu (assim como para qualquer corpo em oposição), basta olhar na direção oposta ao Sol. Enquanto o Sol se põe no oeste, Saturno surgirá no leste e seguirá um caminho rumo ao oeste, permanecendo visível durante toda a noite”, explica Marcelo Zurita, presidente da Associação Paraibana de Astronomia (APA), membro da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), diretor técnico da Rede Brasileira de Observação de Meteoros (BRAMON) e colunista do Olhar Digital.
Recomenda-se verificar a previsão do tempo para sua cidade em busca de uma data próxima à oposição com céu claro. Você pode facilmente localizar e identificar um planeta utilizando aplicativos de astronomia, como o Stellarium, Sky Tonight ou SkySafari, por exemplo.
Fonte: Olhar Digital
Comentários