Os sites de tecnologia Macworld, PCWorld, Tech Advisor e TechHive testam um “chatbot prestativo” com inteligência artificial (IA) generativa – isto é, estilo o ChatGPT, da OpenAI. A princípio, a ideia do Smart Answers é responder dúvidas dos leitores baseado apenas nas notas, artigos e reviews publicados pelos sites em questão, todos propriedade da empresa de mídia e marketing Foundry.
Para quem tem pressa:
O objetivo do Smart Answers é ajudar os leitores a encontrar as informações específicas que procuram sem que eles precisem garimpar “uma montanha de textos”, explicou a liderança da Foundry ao The Verge. Além de digitar perguntas no chatbot, os leitores podem consultar listas de perguntas frequentes (também geradas por IA). E as respostas trazem links dos textos dos quais o chatbot extraiu as informações.
Temos uma enorme riqueza de conteúdo. Mas às vezes você não quer ler duas mil palavras de bom jornalismo – às vezes você só quer um fato específico.
Neil Bennett, diretor global de produto e dados da Foundry
Um chatbot mais confiável (?)
O principal objetivo desta iniciativa é resolver problemas comumente associados a outras ferramentas de IA – por exemplo: erros, fontes inexistentes ou informações fabricadas que parecem plausíveis. Ao ser treinado exclusivamente em conteúdo que segue os padrões de veículos conceituados, o Smart Answers visa fornecer respostas precisas e confiáveis.
O desenvolvimento do Smart Answers durou cerca de cinco meses, com testes rigorosos envolvendo a equipe editorial dos sites. “O que observamos em nossos testes é se as respostas são realmente confiáveis, iguais às que um editor daria”, disse Marie Black, diretora editorial da Foundry.
Além de servir como um sintetizador de informações, o Smart Answers é voltado para a geração de receita de afiliados. A ferramenta apresenta opções de compra acima de links de artigos relevantes, sugerindo produtos que atendem às dúvidas dos usuários e gerando receita por meio de anúncios de marketing de afiliados.
Existem links para comprar, que consideramos parte do serviço ao leitor. Se eles estão perguntando sobre um produto, provavelmente estão dispostos a comprá-lo.
Marie Black, diretora editorial da Foundry
Neste caso, a IA não aparece como uma rival dos jornalistas que ameaça roubar seus empregos, mas sim uma parceira para o trabalho, segundo Marie. “Isto não é de forma alguma uma ameaça para os nossos jornalistas. [O Smart Answers] literalmente não pode existir sem eles escrevendo textos detalhados que respondam a todas as perguntas que um leitor possa fazer”, explicou.
Fonte: Olhar Digital
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