Apesar dos avanços das redes 5G pelo país, muitos brasileiros ainda enfrentam velocidades médias baixas de acesso à internet pelo celular. É o que indica um estudo da OpenSignal, que mediu a qualidade das conexões móveis no país e mostrou que a experiência ainda é bastante inadequada para muita gente.

Confira abaixo alguns dos pontos mais importantes do estudo:

Em uma divisão regional, usuários dos estados do Amazonas, Roraima e Minas Gerais são os que mais sofrem com conexões abaixo de 10Mbps.

Experiência de consumo de vídeo é considerada ruim

O estudo também analisou a experiência de vídeos em dispositivos móveis – de 0 a 100 pontos, como é o acesso a vídeos via streaming pelo celular. No geral, a experiência é ruim, com longos tempos de espera até o vídeo carregar e também interrupções cosntantes do conteúdo reproduzido, além de resoluções baixas.

Imagem: fizkes/Shutterstock

Para 18,2% dos usuários, a experiência de consumo de vídeo em redes móveis é péssima: tempos longos de carregamento, travadas constantes e resolução abaixo de 720p;
Apenas 6,8% conseguem uma experiência excelente, com vídeos em 1080p e tempos curtos de carregamento

5G no Brasil ainda é para poucos

Apesar dos problemas, o relatório aponta que o Brasil fez um grande progresso com a implementação do 5G, embora as conexões móveis em geral ainda sejam de baixa qualidade.

No entanto, o Brasil está atrás de outros mercados da América Latina no uso das redes de quinta geração – de acordo com o relatório, fatores como acesso limitado às redes e a dispositivos compatíveis com ela impedem um uso mais amplo do 5G no Brasil.

O relatório completo da OpenSignal pode ser conferido no site oficial da empresa.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!