Lançada no sábado (26), a sétima missão tripulada operacional da SpaceX para a Estação Espacial Internacional (ISS) chegou ao destino neste domingo (27), atracando no módulo Harmony do laboratório orbital às 10h16 (pelo horário de Brasília).
No vídeo abaixo, publicado no Twitter (X) da ISS e repostado pelo perfil da SpaceX, é possível ver esse momento sob a perspectiva dos tripulantes.
Antes do acoplamento, a iraniana-americana Jasmin Moghbeli (NASA), o dinamarquês Andreas Mogensen, (ESA), o japonês Satoshi Furukawa (JAXA) e o cosmonauta russo Konstantin Borisov (Roscosmos) fizeram um sobrevoo ao redor da estação, quando estavam passando por cima da Oceania.
Segundo revelado em entrevista coletiva pós-lançamento por Joel Montalbano, gerente do programa da ISS na NASA, essa manobra foi um “mimo” para os tripulantes, que puderam obter fotos interessantes durante o “passeio”. Além disso, as câmeras posicionadas na estação também puderam registrar vistas espetaculares da cápsula Crew Dragon Endurance com a Terra ao fundo.
“Muito obrigada”, disse a comandante Moghbeli ao controle da missão da SpaceX após a ancoragem bem-sucedida. “Tenho que ficar me lembrando que isso não é um sonho”.
Mogensen, que foi o piloto da longa viagem de mais de 30 horas de duração, ressaltou: “Este é o primeiro passo da jornada, a verdadeira missão começa agora”, em referência aos cerca de 190 dias que o quarteto vai passar no laboratório orbital. “Temos muito trabalho pela frente que aguardamos ansiosamente”.
As escotilhas da cápsula Endurance e da ISS abriram às 11h58, quando o time da missão Crew-7 pôde se juntar aos outros sete tripulantes. Agora, a estação conta com 11 astronautas a bordo.
Além de ser a sétima missão tripulada operacional da SpaceX para a ISS (sem contar o primeiro voo de teste), esse foi o 11º voo da empresa a levar pessoas até lá, considerando os três privados, não relacionados à NASA.
Astronautas da missão SpaceX Crew-7 vão conduzir mais de 200 experimentos no espaço
Durante o período programado para essa nova missão, serão conduzidos mais de 200 experimentos científicos pelos tripulantes, entre novos estudos e outros já em andamento, cada um deles variando em escopo e objetivos.
Segundo um comunicado da NASA, entre as investigações estão pesquisas envolvendo amostras de microrganismos no exterior da estação espacial, experimentos que analisam o efeito da microgravidade no ciclo do sono humano, estudos sobre o crescimento microbiano em superfícies de aço inoxidável (como as dos sistemas de água do laboratório orbital) e uma série de observações que ajudam a rastrear as respostas físicas e psicológicas dos astronautas antes, durante e depois de suas respectivas temporadas no espaço.
Fonte: Olhar Digital
Comentários