O vento solar é um fluxo permanente de partículas que são formadas essencialmente por prótons e elétrons. Essas partículas são ejetadas pelo Sol a todos os momentos, em várias direções e em alta velocidade, que chega a variar de 300 a 800 Km/s.
As mais velozes das partículas saem da coroa, que é a parte mais externa da atmosfera do Sol. Elas fluem por meio de buracos coronais, nos locais nos quais as linhas do campo magnético solar não conseguem se fechar.
O vento solar funciona como uma forma de cata-vento de partículas, junto com os campos magnéticos, que são levados para o espaço interplanetário. Além disso, as erupções solares e as liberações de altas quantidades de matéria da atmosfera solar, vindas da coroa, podem gerar efeitos no vento solar, fazendo com que grande parte da matéria dos ventos e campos magnéticos sejam arremessados para o espaço a fora.
Mas, o que realmente provoca o vento solar?
O vento solar é provocado pela coroa, que em seu ponto mais quente pode chegar a 5.730 ºC, e pode ser vista durantes eclipses solares. Por conta da sua alta temperatura, ela impulsiona as partículas para fora e manda elas para bem longe, fazendo assim com que elas fujam do campo gravitacional do Sol.
Como os ventos solares afetam a Terra?
Essas tempestades que veem com muita força afetam a parte tecnológica, pois uma parte do vento solar ultrapassa a atmosfera, gerando uma distorção nas ondas de rádio, fazendo com que elas viajem de forma errada.
Com a liberação também de massa coronal, por meio das erupções da coroa, a Terra pode ser atingida e sofrer com tempestades geomagnéticas, que também são conhecidas como tempestade solar. Elas podem trazer consequências ruins para a Terra, destruindo satélites artificiais, fazendo com que sistemas elétricos caiam, danificando itens eletrônicos e ainda interferindo nos serviços de GPS, de telefonia e outras comunicações, como o rádio.
Mas, será que essa tempestade pode destruir a Terra?
Fique tranquilo. A resposta para essa pergunta é que isso é improvável. Já que a Terra possui uma proteção: trata-se do campo magnético do planeta e a atmosfera isolante que aqui existe, nos mantendo em defesa, inclusive, das mais fortes erupções solares. Isso é a magnetosfera que cerca a terra, absorvendo uma boa quantidade dessa energia diariamente.
Quando acontecem eventos com fortes tempestades solares, magnetosfera se aquece e se expande para cima, assim, aumentando sua densidade e aparando a maior parte da radiação nociva. Entretanto, especialista em clima, que trabalham na NASA, seguem acompanhando de perto tudo que acontece no Sol, para que a Terra continue protegida.
Fonte: Olhar Digital
Comentários