Certamente, em algum momento da sua vida, você criou (ou viu alguém fazer) personagens e animais com a sombra de suas mãos. Agora, um grupo de designers do Instituto Tecnológico de Massachusetts (MIT) construiu um projetor equipado com diversas IAs capaz de contar histórias personalizadas.
Assim que liga o Narratron, o usuário recebe as instruções de como usar o aparelho. Depois, basta fazer formas e movimentos com as mãos para que a câmera do projetor capture as sombras criadas pelas mãos do usuário.
Em seguida, uma inteligência artificial integrada ao equipamento interpreta as sombras e, depois, as traduz em palavras-chave de animais. Com a base de dados pronta, a próxima etapa do processo é criar uma história completa.
Para esta etapa, o Narratron usa ChatGPT-3. Com a base de palavras-chave de animais, o modelo de linguagem é capaz de criar uma narrativa coesa e imaginativa, com diálogos e elementos descritivos.
Enquanto a história está no forno, o aparelho usa o Stable Diffusion. Para cada palavra-chave, a IA generativa é capaz de criar uma imagem correspondente. Essa imagem, por sua vez, será projetada na superfície, criando uma experiência visualmente envolvente.
Por fim, a mágica acontece. O projetor sincroniza as imagens com uma narração em áudio, que inclui não apenas dublagem, mas também efeitos sonoros e músicas.
Com um design minimalista, mas elegante e funcional, o Narratron tem um número limitado de entradas e botões. No topo do dispositivo, há um botão que serve como controle principal para captura das sombras.
Já na lateral, há uma manivela que permite iniciar a experiência de contar histórias e avançar para o próximo capítulo. Cada rotação da manivela significa avançar um capítulo na história.
Fonte: Olhar Digital
Comentários