A Microsoft fez investimentos multimilionários na OpenAI, desenvolvedora do ChatGPT, e está colhendo os frutos do que plantou. O CEO da Microsoft, Satya Nadella, havia prometido incorporar IA em todos os produtos da empresa. Para usuários do Windows, esses avanços já estão acontecendo e podem ser usados para facilitar tarefas do dia a dia, como editar textos e imagens.

Chatbot de IA integrado ao Windows

A Microsoft investiu na OpenAI para, posteriormente, integrar o modelo de linguagem de IA da empresa em seus produtos. Isso finalmente aconteceu e a intenção de Nadella é fazer com que todos os recursos tenham a tecnologia.

Por enquanto, como parte dos esforços de tornar o buscador Bing mais atrativo e competitivo, os usuários do Windows 11 terão acesso à IA diretamente por ele, sem necessidade de instalar ou criar conta em um chatbot.

No entanto, segundo a Bloomberg, isso deve durar poucos meses. É possível que a tecnologia seja restrita a assinantes no futuro.

IA do Windows poderá ajudar em tarefas simples, como facilitar a leitura de fotos (Foto: Windows Central/Reprodução)

Outros recursos do Windows também terão IA

Windows 11
Usuários do Windows 11 mais recente já têm acesso a alguns dos recursos (Imagem: sdx15/Shutterstock)

Implementação é sutil

Depois de alguns lançamentos que não deslancharam, a Microsoft está sendo cautelosa com a implementação da IA. Ao invés de fazer grandes mudanças nos recursos já conhecidos do Windows, a big tech está adicionando a tecnologia de forma sutil, para ajudar com tarefas simples e corriqueiras, como a descrição da imagem.

Ainda segundo o site, já é possível receber notificações de notícias personalizadas de portais que o usuário mais frequenta e fazer edições de imagens, como apagar grandes porções de informação na tela do Paint.

Assim, a Microsoft deve ir devagar em aumentar a presença da IA no Windows e outros produtos.