Sexta-feira, Dezembro 5, 2025
spot_img
Início TECNOLOGIA E ENTRETENIMENTO Ministério da Ciência quer ‘esticar’ isenções da Lei da Informática

Ministério da Ciência quer ‘esticar’ isenções da Lei da Informática

Novo sistema de inteligência artificial consegue quebrar senhas pelo ruído das teclas

O Ministério da Ciência e Tecnologia (MCTI) comunicou, nesta segunda-feira (28), a intenção de prorrogar os incentivos da Lei da Informática, que traz isenções fiscais ao setor. Isso porque o benefício deve diminuir gradualmente a partir de 2025, até terminar em 2029. A ministra da pasta, Luciana Santos, defende a manutenção e chama a lei de “caso de sucesso”.

A Lei da Informática – e a prorrogação

A Lei da Informática (Lei nº 8.248/1991) é um instrumento de política industrial, criado no início da década de 1990, para estimular a competitividade e a capacitação técnica de empresas brasileiras produtoras de bens de informática, automação e telecomunicações, conforme consta no site do governo federal.

A lei tem como objetivo incentivar a busca por inovação na indústria, a construção de parcerias entre o setor e a comunidade científica, e a formação de pessoais para atuar em pesquisas e desenvolvimento de tecnologias digitais, por meio de isenções integrais e parciais de impostos.

Segundo o MCTI, a ministra Luciana Santos defendeu a manutenção da Lei de Informática durante um encontro com figuras do setor no Portal Digital, em Recife, na última sexta-feira (25).

No evento, ela citou a lei como forma de alavancar investimentos das empresas nos setores das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) e que ela deve se manter como está agora.

Entendemos que essa lei é um caso de sucesso, que só traz benefícios. Além de seu impacto no desenvolvimento regional, na geração de emprego e renda e na produção de conhecimento, o valor da arrecadação provocada pelo incentivo supera o da isenção.

Luciana Santos, ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação

Apoio do setor

Imagem mostrando pessoa digitando no computador
(Imagem: Pexels)

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Fonte: Olhar Digital

Comentários