Um vídeo antigo viralizou na internet mostrando uma banana recebendo uma “cirurgia” pelas mãos de um robô. Supostamente, o procedimento estava sendo feito em Los Angeles, mas com os comandos vindos de Londres via 5G – ou seja, a fruta estava sendo operada pela internet. O trecho se espalhou por diferentes redes sociais e motivou discussões sobre como as possibilidades da tecnologia. Mas, apesar do 5G ser impressionante, não foi o responsável pela cirurgia peculiar.

Veja o vídeo.

Banana operada via 5G

O vídeo mostra uma banana sendo descascada cuidadosamente por braços robóticos com pinças. O dispositivo tira algum corpo estranho de dentro da fruta e, depois, a fecha com um costura cirúrgica.

O vídeo viralizou e o boato de que o robô estaria sendo comandando de Londres para operar em Los Angeles foi tomado como verdade. Diversas páginas no Twitter, Instagram e TikTok compartilharam o trecho com longas threads sobre como a tecnologia 5G estaria viabilizando o procedimento.

O único detalhe é que as páginas virais falharam em ir atrás do que realmente aconteceu e, spoiler, não foi uma cirurgia com 5G.

O que aconteceu de verdade

@imdrasmat

A surgeon from London remotely performed surgery on a banana that, in turn, was in California – 5G communication was used to show what modern technology can do

♬ original sound – Dr. Asmat

Nada de 5G

Apesar da cirurgia realmente ter acontecido, não foi via 5G. No entanto, a tecnologia já está sendo testada para realizar esse tipo de procedimento: em 2019, o 5G foi colocado à prova em uma operação remota em animais.

A preocupação maior do Dr. Rona foi em relação à informação falsa se alastrou pelas redes sociais.

Desinformação se espalha como um incêndio nas redes sociais. Acho que é bom ter exposição, e você pode obter informações corretas e factuais de outros médicos (…), mas muitas vezes as pessoas postam coisas que não são verdadeiras ou repassam coisas de médicos e mudam o mensagem, e isso pode ser perigoso, com certeza.

Dr. Kais Rona

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!