Comandante do Atlético de Madrid há pouco mais de uma década, Diego Simeone não ficou conhecido propriamente pelo futebol vistoso nesse período. Pelo contrário. Com um estilo de jogo aguerrido, o Atleti de Cholo ficou muitas vezes atrelado a imagem de ser uma equipe reativa e defensiva.
Nesta segunda, fora de casa diante do Rayo Vallecano, o time do Atlético mostrou uma versão poucas vezes vista. Griezmann, Depay e Molina abriram a conta na primeira etapa. Morata (2x), Correa, com direito a golaço por cobertura, e Llorente fecharam a goleada pelo placar de 7 a 0.
Depois de quase 100 anos de participações no Campeonato Espanhol, o time de Madri obteve a sua maior goleada na história da competição atuando longe de seus domínios.
Esse estilo mais “solto”, no entanto, já começava a surgir desde a temporada 2022/23. Nos últimos meses de Espanhol, o Atlético aplicou algumas goleadas: um 6 a 1 diante do Sevilla, no Civitas Metropolitano, um 5 a 2 contra o rebaixado Valladolid, fora, e novo massacre em casa, diante do Cádiz, por 5 a 1.
Diego Simeone assumiu o cargo de técnico do Atlético de Madrid na temporada 2011/12. De lá para cá, sua maior goleada à frente do clube era também um 7 a 0, mas em casa diante do Getafe, em 2013. Sob Cholo, os Colchoneros ainda aplicaram um 7 a 1 no Granada, em 2016, e um 6 a 0 sobre o Deportivo, em 2012.
Na Era do futebol espanhol em que Real Madrid e Barcelona contaram com uma infinidade de craques, encabeçada por Lionel Messi e Cristiano Ronaldo, coube ao Atlético lutar com as armas que dispunha.
Com menor orçamento e força para atrair os principais atacantes do mundo, o Atleti de Simeone se baseou em um sistema sólido que, via de regra, sofria poucos gols e vencia os jogos por placares mais apertados que os principais dois rivais.
Campeão em 2013/14 e 2020/21, o Atlético jamais teve o melhor ataque de La Liga. A temporada mais goleadora foi na conquista de uma década atrás, quando anotou 77 gols em 38 jogos – uma média de 2,02 gol/jogo. Nesse período, Real e Barça ultrapassaram a barreira dos 100 gols em diversas oportunidades.
Nesse momento, por conta da goleada de 7 a 0 sobre o Rayo, o Atlético tem o melhor ataque do Campeonato Espanhol, com 10 gols em três jogos. Seria esse o estímulo para um novo Simeone? Ao menos momentaneamente, o “Cholobol” está em segundo plano.
Fonte: Ogol
Comentários