Engenheiros da Mercedes-Benz Trucks testaram um protótipo do eActros 600, na Espanha, em temperaturas que beiraram os 45ºC. E o caminhão elétrico alcançou resultados excelentes, conforme divulgado pela Daimler Truck nesta semana.
Para quem tem pressa:
Após testes de inverno na Finlândia em temperaturas congelantes de até -25°C e testes iniciais em estradas públicas, o caminhão elétrico agora tinha que provar seu valor a mais de 40°C na Espanha. O eActros 600 superou os testes desafiadores com facilidade. Na próxima etapa, estamos ansiosos para testar a operação na vida real com nossos clientes.
Konrad Götz, vice-chefe de testes globais da Mercedes-Benz Trucks
Em 10 de outubro, o eActros 600 fará sua estreia mundial. E, segundo a fabricante, a produção em série do caminhão elétrico deve começar em 2024.
Teste do caminhão elétrico da Mercedes
Os engenheiros submeteram o eActros 600 a testes rigorosos em temperaturas elevadas em Andaluzia, no sul da Espanha, por cerca de cinco semanas.
O escopo dos testes variou desde a funcionalidade do sistema de ar-condicionado em altas temperaturas até o desempenho da propulsão elétrica e do gerenciamento térmico da bateria. Os engenheiros também fizeram medições durante os processos de recarga em estações de carregamento rápido.
Após a conclusão dos testes, o protótipo do caminhão elétrico ainda percorreu mais de dois mil quilômetros (praticamente a distância entre São Paulo e Teresina, capital do Piauí) na volta de Granada. O caminhão passou por Valência, Barcelona, Montpellier e Lyon, até o centro de desenvolvimento e testes da Mercedes-Benz Trucks em Wörth am Rhein, na Alemanha.
O eActros 600 está equipado com três conjuntos de baterias de fosfato de ferro e lítio, com uma capacidade instalada combinada de mais de 600 kWh na produção em série. Possui dois motores elétricos com uma potência de saída de 400 kW e um desempenho máximo que excede 600 kW.
Em setembro de 2022, a Mercedes anunciou uma autonomia estimada de aproximadamente 500 km numa única carga para este caminhão elétrico de longa distância. O veículo foi projetado para alcançar uma carga de 20 a 80% em 30 minutos e é para percorrer 1,2 milhão de km nas estradas ao longo de dez anos.
Tanto a estreia mundial quanto o começo da produção em série do caminhão elétrico serão um passo significativo no mundo dos veículos comerciais elétricos sustentáveis.
Fonte: Olhar Digital
Comentários