A festa do título da Copa do Brasil está agendada para o Morumbi, mas o protagonista dela será decidido ainda em campo. O sorteio dos mandos definiu o jogo decisivo entre Flamengo e São Paulo para a casa tricolor. Vantagem são-paulina? Não necessariamente.
A equipe oGol fez um levantamento com todas as decisões da Copa do Brasil, desde 1989 (lembrando que temos fichas e estatísticas completas de todo o torneio, com acesso aberto para todos). Os resultados podem ser surpreendentes para muitos.
A vantagem, na realidade, costuma estar do lado de quem faz o primeiro jogo como mandante, e é ligeira. Das 34 finais, 19 campeões fizeram a festa na casa do rival. 15 levantaram o troféu junto a seus torcedores.
Vários fatores podem explicar estes números, inclusive o acaso. Considerando que as finais costumam ser equilibradas, um bom resultado no primeiro jogo pode ser determinante. Apenas em quatro ocasiões vimos viradas nas decisões: Inter, em 1992; Palmeiras, em 1998; Sport, em 2008; e Palmeiras mais uma vez, em 2015.
Nas viradas reside justamente a “vantagem” do fator casa. Todas as quatro decisões citadas acima tinham algo em comum: os protagonistas das reações jogavam empurrados por suas torcidas. O Sport foi responsável pela maior reviravolta até aqui, depois de ter sido derrotado por 3 a 1 pelo Corinthians, vencendo na Ilha do Retiro o jogo de volta por 2 a 0.
Fonte: Ogol
Comentários