A Meta decidiu bloquear links de notícias no Facebook e no Instagram no Canadá no início desse mês, em resposta a uma lei que obrigou as big techs a pagarem veículos de mídia por publicações nas suas plataformas. No entanto, ao que parece, o bloqueio não surtiu efeito e não teve impacto no uso do Facebook pelos canadenses.

Uso do Facebook não mudou no Canadá

Martelo de tribunal de justiça em frente logomarca da Meta
Meta bloqueou o acesso de notícias via links no Facebook no início de agosto (Imagem: Sergei Elagin/Shutterstock)

Pagamento pelas notícias

O bloqueio começou quando o Online News Act (Ato de Notícias Online, em português) foi aprovado pelo parlamento canadense, forçando plataformas como as do Google e da Meta a negociarem contratos comerciais com empresas de notícias pelo acesso de seus conteúdos.

A chefe de política pública da Meta no Canadá, Rachek Curran, foi contrária à medida, afirmando que esses veículos usam o Facebook e o Instagram voluntariamente para “expandir audiências e ajudá-los em seus resultados”. Ou seja, que a relação entre as empresas seria de benefício mútuo.

O Canadá não concordou com o posicionamento da Meta. A ministra do Patrimônio do Canadá, Pascale St-Onge, responsável pelas negociações do governo com a big tech, afirmou, em nota, que a atitude da empresa é “irresponsável” e que eles preferiram impedir os usuários de acessar notícias do que “pagar sua parte”.

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Meta e Google se opuseram a lei no Canadá (Imagem: Koshiro K / Shutterstock.com)

Respostas da Meta e Google