Sexta-feira, Novembro 22, 2024
spot_img
InícioCIDADESDOURADOSProjeto leva acadêmicos e profissionais de saúde para triagens no semiaberto de...

Projeto leva acadêmicos e profissionais de saúde para triagens no semiaberto de Dourados

spot_img

Projeto acadêmico e profissional leva triagens de saúde ao Semiaberto de Dourados

Acadêmicos do primeiro ano do curso de medicina da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), sob a supervisão da disciplina de Saúde Pública, em colaboração com a equipe do Centro de Referência em Tuberculose e Hanseníase (CRTH), realizaram ações de triagem entre julho e agosto no Semiaberto de Dourados. O objetivo foi identificar pacientes privados de liberdade com sintomas suspeitos de tuberculose e/ou hanseníase.

Essas ações envolveram visitas semanais à instituição, onde os acadêmicos, com o apoio da equipe de saúde local, forneceram orientações sobre sinais, sintomas, prevenção e tratamento dessas doenças. Além disso, foram realizadas buscas ativas de suspeitos e oferecidos exames, consultas médicas e tratamentos específicos quando necessários.

Ao longo desse período, 48 pacientes suspeitos de tuberculose, com sintomas respiratórios, foram avaliados. Dentre eles, 4,2% tiveram resultados positivos para a doença. Essa taxa, considerada acima da média esperada, ressalta a importância desse tipo de intervenção, especialmente em populações vulneráveis. Todos os pacientes diagnosticados receberam avaliação clínica e tratamento imediato.

No que diz respeito à tuberculose, estudos indicam que medidas de intervenção e controle dentro de prisões são cruciais para conter a disseminação da doença para a população em geral. Em relação à hanseníase, mesmo não havendo casos suspeitos identificados durante o projeto, as orientações oferecidas deixaram os detentos e a equipe de saúde do Semiaberto conscientes sobre a doença, seus sintomas e a importância de diagnósticos e tratamentos precoces.

Os acadêmicos envolvidos expressaram que essa experiência enriqueceu sua formação ao entrarem em contato com a realidade da saúde pública e se envolverem com uma realidade muitas vezes desconhecida pela população. O projeto visa contribuir para os dados epidemiológicos de tuberculose e hanseníase e fortalecer o trabalho do CRTH de Dourados no diagnóstico e prevenção dessas doenças.

A parceria entre as universidades, como a UFGD, e os serviços de saúde é crucial para a melhoria da qualidade da saúde da população, promovendo a prevenção e o controle de doenças. O CRTH destaca que essa colaboração aproxima os acadêmicos da prática clínica e fortalece a relação entre pesquisa e serviço. A intenção é que intervenções como essa continuem de forma permanente, intensificando o diagnóstico e tratamento precoces de tuberculose e hanseníase, e consequentemente reduzindo sua incidência no município.

Fonte: Dourados News

Comentários

spot_img

RELACIONADOS

- Advertisment -spot_img

NOS ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS

14,434SeguidoresCurtir
4,452SeguidoresSeguir
- Advertisment -spot_img