A Boom Supersonic anunciou que seu protótipo de jato supersônico passou por testes em solo e obteve um certificado experimental de aeronavegabilidade da Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA, na sigla em inglês).
No Mojave Air & Space Port, localizado na cidade de Mojave, na Califórnia, a Boom vem realizando testes em solo de seu protótipo de jato supersônico XB-1 em escala de um terço, como parte do projeto de desenvolvimento de sua aeronave comercial supersônica Overture. A fase mais recente desses testes incluiu testes de taxiamento em preparação para o voo inaugural.
Além dos testes em solo, a FAA concedeu ao XB-1 um certificado experimental de aeronavegabilidade que permitirá que a aeronave de teste realize seu primeiro voo com o Piloto de Teste Chefe Bill “Doc” Shoemaker e o Piloto de Teste Tristan “Gepetto” Brandenburg nos controles. Além do trabalho em simuladores, os pilotos estão treinando com um treinador T-38, que também atuará como avião de perseguição durante os testes de voo.
Com um fuselagem de composto de carbono e titânio e uma asa delta modificada com envergadura de 5,2 metros, o XB-1 é impulsionado por três motores General Electric J85 que queimam Combustível de Aviação Sustentável (SAF), fornecendo um empuxo combinado de 12.300 libras (cerca de 5,6 toneladas), permitindo-lhe voar a Mach 1,7.
É apropriado que o XB-1 esteja progredindo em direção ao primeiro voo no Mojave Air & Space Port, lar de mais de 50 primeiros voos e outros eventos significativos de aviação. Estou ansioso para voar o XB-1 aqui, construindo sobre as conquistas de outros engenheiros e pilotos talentosos que nos inspiram todos os dias a tornar a viagem supersônica algo comum.
Bill “Doc” Shoemaker, Piloto de Teste Chefe da Boom Supersonic
Fonte: Olhar Digital
Comentários