A quantidade de golpes relacionados a cartões é tão preocupante no Brasil que as instituições financeiras investem bastante na proteção e prevenção contra possíveis fraudes. Segundo o diretor de cibersegurança da Febraban, Adriano Volpini, os bancos investiram cerca de R$ 3,5 bilhões em segurança, o que significa que 10% dos orçamentos forma voltados para a tecnologia.

De acordo com a Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) e o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), 3,65 milhões de pessoas tiveram seus cartões clonados no ano de 2019. Mas não se preocupe! Além das instituições terem criado novos mecanismos para evitar que você seja pego de surpresa, você pode se atentar a algumas dicas para saber se o seu cartão foi “clonado” e evitar desgastes ainda maiores. Confira!

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Como saber se o cartão de crédito foi “clonado”?

Antes de mais nada, a dica é EVITE! Evite compartilhar seus dados em redes sociais ou em sites com links estranhos e páginas suspeitas, cadastrar seu cartão em aplicativos não confiáveis, distração na hora de efetuar uma compra em maquininha e deixar seu cartão na mão de terceiros (operadores de caixa, vendedores, gerentes, etc) por muito tempo.

No entanto, vale destacar uma coisa: “clonar” um cartão é um termo antigo e não é preciso atualmente. Na realidade, o que acontece geralmente em casos de fraude e golpes em que seu cartão é comprometido é um vazamento dos seus dados.

A tecnologia atual de chips previne completamente que um cartão possa ser clonado, mas suas informações, como número do cartão, CVV e tudo mais podem ser copiadas, fotografadas e vazadas de diversas maneiras, permitindo compras online, por exemplo.

Agora, se você desconfiar que seu cartão foi mesmo comprometido, fique atento a alguns sinais específicos. Confira a seguir!

Acompanhe a fatura do seu cartão

Confira lançamentos futuros e faça uma análise de cada compra para ver se bate com os estabelecimentos, lojas ou sites que você comprou. Caso você se depare com alguma compra estranha, já entre em contato com os canais de atendimento do seu banco para falar da suspeita e bloquear seu cartão.

Se atente as notificações de compra desconhecidas

Se você ainda não ativou as notificações de compra do seu cartão para receber as mensagens em seu celular cada vez que uma transação for realizada, é bom ativar o quanto antes.

Muitas pessoas descobrem que seus dados do cartão vazaram através desse recurso e logo avisam a instituição financeira correspondente ao cartão que desconhecem tal compra, iniciando um processo de contestação de compra.

Compras realizadas em outro estado

A menos que você tenha viajado de férias ou algo assim, desconfie se do nada aparecer uma notificação de compra de outro estado. Por outro lado, se isso acontecer, será mais fácil provar que você não estava no local da compra para seu banco, por exemplo.

Como prevenir que seu cartão seja comprometido

mão segurando cartão de crédito, compras da china
Imagem: Ivan Kruk/iStock

Controle seu limite de crédito

Se você possui um limite de crédito no seu cartão muito maior do que você efetivamente usa, a maioria dos apps bancários permitem alterar esse limite facilmente. Ou seja, se você gasta por volta de R$ 5 mil no mês no cartão, mas possui R$ 15 mil de limite, você pode abaixar esse valor e prevenir situações onde seu cartão é usado para compras indevidas de custos muito altos e logo impedindo os criminosos de gerar mais problemas para você.

Use cartões virtuais e não salve dados de cobrança em navegadores

Se você está fazendo compras online, não cadastre seu cartão físico em sites e não salve informações de cobrança em navegadores. Links e extensões com malware podem coletar essas informações facilmente. Assim, prefira sempre usar um cartão virtual quando for comprar pela internet.

Se você passar por algum problema, esse cartão pode ser simplesmente deletado diretamente no app do banco. No caso de um cartão físico, você terá que cancelá-lo e solicitar o envio de um novo. Ou seja, mais dor de cabeça para você.

O que fazer quando o cartão é “clonado”?

Se notar alguns dos sinais acima, é importante que você não demore para tomara alguma providência. Primeiro, entre em contato com a sua agência bancária ou instituição financeira para relatar o problema e fazer logo o bloqueio desse cartão, a fim de evitar novas compras e prejuízos por parte dos golpistas.

Em casos mais complicados, em que muito dinheiro foi gasto indevidamente e que você demorou para perceber a fraude, dirija-se até uma delegacia de polícia para registrar um boletim de ocorrência. É importante já levar o extrato ou a fatura com as movimentações e compras que os criminosos fizeram. Algumas regiões permitem abrir o BO pela internet, então você nem precisa sair de casa.

No entanto, vale destacar que, na maioria dos casos, os bancos conseguem te ajudar e cancelar as cobranças indevidas logo no processo de contestação de compras. Esse procedimento pode ser feito muitas vezes direto no app do seu banco. Também vale destacar que você deve ser ágil! Quanto mais cedo você identificar o comprometimento do seu cartão, bloqueá-lo e informar seu banco, mais fácil será contestar as compras.