A Ford vai descontinuar três modelos a gasolina para abrir caminho para seus novos veículos elétricos (EVs). O anúncio sinaliza que a fabricante está acelerando o desenvolvimento da segunda geração dos seus carros elétricos, segundo o site Electrek.

Para quem tem pressa:

A nova arquitetura de veículos elétricos da Ford será usada numa nova picape e num novo SUV da marca. Em fevereiro de 2023, o CEO da montadora, Jim Farley, confirmou que a empresa desenvolvia sua própria plataforma de veículos elétricos para abrigar a próxima geração de modelos.

Modelos descontinuados pela Ford

Picape F-150 Lightning, um dos veículos elétricos da Ford, tendo bateria carregada
A F-150 Lightning é um dos EVs da Ford comercializados nos EUA (Imagem: Divulgação/Ford)

A fabricante vai descontinuar os seguintes modelos: Ford Escape, Edge e Transit Connect, segundo o Automotive News. A, digamos, aposentadoria desses três vai abrir espaço para os novos EVs que virão por meio do Projeto T3 (“Trust The Truck”, que significa “Confie na Picape”, em tradução livre).

Essa plataforma tem a intenção de sustentar a próxima onda de veículos elétricos da Ford, incluindo uma picape elétrica de tamanho completo e um SUV.

Farley descreveu a picape elétrica que está por vir como tendo capacidades comparáveis à Millennium Falcon (nave de Han Solo na franquia Star Wars), com capacidade de rebocar, transportar carga e exportar energia, por exemplo.

A Ford planeja fabricar a nova picape elétrica em seu complexo BlueOval City no Tennessee, no Texas (EUA) – uma instalação massiva que abrange quase 16 quilômetros quadrados (aproximadamente dois campos de futebol).

Em paralelo a isso, a fábrica de montagem de Oakville, em Ontário, está sendo reconfigurada para se tornar um centro de fabricação de EVs e packs de baterias.

Contexto

Ford Mustang Mach-E estacionado meio de lado
Ford Mustang Mach-E é outro EV já comercializado no mercado estadunidense (Imagem: Divulgação/Ford)

Apesar da ambição da Ford em expandir sua linha de EVs, a empresa enfrentou alguns desafios em 2023.

O ritmo de adoção de carros elétricos tem sido mais lento do que o previsto, levando a um adiamento na concretização da meta de 600 mil unidades até 2024. O lançamento do SUV elétrico Explorer na Europa também foi adiado.

Mesmo com esses desafios, a Ford permanece otimista em relação à segunda geração dos seus EVs. Sua expectativa é que os novos modelos melhorem a lucratividade e a eficiência de produção.

A empresa já comercializa carros elétricos – por exemplo: F-150 Lightning, Mustang Mach-E e a van E-Transit – no mercado dos EUA.

Os novos SUV elétrico e a picape elétrica são esperados para desempenhar um papel significativo na expansão da participação de mercado da Ford em regiões-chave.