Sexta-feira, Setembro 20, 2024
spot_img
InícioDESTAQUESO Programa FCO Mulheres Empreendedoras contribui para o fortalecimento da participação feminina...

O Programa FCO Mulheres Empreendedoras contribui para o fortalecimento da participação feminina na economia

spot_img

Iniciativa promove igualdade de gênero e vantagens financeiras para empreendedoras

Na terça-feira (29), o ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, lançou o programa FCO Mulheres Empreendedoras com o propósito de fortalecer a participação feminina na economia do Centro-Oeste. Através de condições especiais de carência, prazo e limite financiável do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO), o programa visa impulsionar o empreendedorismo feminino. A cerimônia aconteceu no auditório do Bioparque Pantanal, em Campo Grande.

O evento integra as parcerias entre o Governo Federal e o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, como parte das atividades da Caravana da Sudeco (Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste), que ocorre até 30 de agosto no estacionamento do Mercadão Municipal de Campo Grande.

O vice-governador Barbosinha destacou o comprometimento do Estado em promover a participação econômica das mulheres.

“Um Estado próspero e inclusivo está ligado à qualificação profissional, geração de renda e fontes de financiamento. Muitas vezes, mulheres têm ideias brilhantes, mas não têm capital para concretizá-las. Ao viabilizar o financiamento para pequenas empresas, estamos gerando renda, emprego e fortalecendo nosso estado. Essa pauta será sempre defendida pelo Governo do Mato Grosso do Sul”, afirmou.

A nova modalidade de crédito é direcionada a empresas e propriedades rurais de menor porte dirigidas por mulheres ou com pelo menos 40% de participação de sócias mulheres.

Entre os benefícios do projeto estão financiamento de até 100% do valor total do empreendimento, acréscimo de um ano para carência e dois anos no prazo de pagamento em todas as linhas de financiamento do FCO. Dispensa da apresentação de Carta-Consulta e limites diferenciados de capital de giro associado, podendo chegar a 40%.

Rose Modesto, superintendente da Sudeco, destacou a concretização da demanda por linhas de crédito com enfoque de gênero.

“A dificuldade de entrar no mercado de trabalho é grande, imagina abrir um negócio próprio. Para o setor empresarial, temos aproximadamente R$ 200 milhões disponíveis para este ano. As mulheres têm a oportunidade de acessar esses recursos.”

Viviane Luiza, secretária adjunta da Setescc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura), afirmou que o programa FCO Mulheres Empreendedoras é um marco nas políticas públicas.

“Esse programa garante o direito de cidadania. Historicamente, as mulheres enfrentavam restrições, inclusive para viajar. Agora, em 2023, conquistamos uma porta para crédito. Isso é igualdade para todos, como diz nosso Governador Eduardo Riedel.”

FCO

O Fundo de Financiamento do Centro-Oeste (FCO) foi criado pela Constituição Federal de 1988 com o intuito de promover o desenvolvimento econômico e social da Região Centro-Oeste. O fundo apoia empresas e produtores rurais que buscam iniciar, expandir ou modernizar suas atividades na região, oferecendo financiamento com longo prazo de pagamento e baixas taxas de juros.

Para mais informações sobre o FCO acesse: https://www.gov.br/sudeco/pt-br/assuntos/fundo-constitucional-de-financiamento-do-centro-oeste.

Jaqueline Tente, Setescc

Comentários

spot_img

RELACIONADOS

- Advertisment -spot_img

NOS ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS

14,434SeguidoresCurtir
4,452SeguidoresSeguir
- Advertisment -spot_img