A startup brasileira Solinftec afirma que criou o primeiro robô voltado para agricultura em grande escala. Chamado de Solix AG Robotics, a novidade promete auxiliar os produtores a evitar desperdícios, melhorar rendimentos e adotar práticas de produção mais sustentáveis.

Como funciona o robô

O CEO Britaldo Hernandez disse à Reuters que o plano era criar um robô pronto para viver 24 horas na fazenda, entendendo todo o ecossistema de produção.

A empresa quer aproveitar o cenário de alta demanda por  ferramentas de “agricultura de precisão” para acelerar as entregas do robô agrícola no Brasil e também nos EUA. A dupla de paíse está entre os maiores produtores de alimentos do mundo.

Segundo a Solinftec, os agricultores do cinturão do milho que testaram o recurso de pulverização do robô em solo americano reduziram em média 95% o uso de herbicidas.

Preço

Atualmente, a Solinftec possui duas fábricas, uma no Brasil e outra nos EUA. A capacidade de produção anual, segundo a empresa, é de 1.600 robôs.

Entre os clientes da empresa que já receberam o Solix, está a gigante do açúcar e etanol Raizen e a multinacional brasileira de grãos Amaggi.