O generoso sorteio para o Manchester City na fase de grupos da Liga dos Campeões não foi o único motivo para celebração no clube. Erling Haaland, artilheiro da última edição da Champions, e Pep Guardiola, comandante do título inédito dos Citizens, foram eleitos melhores jogador e técnico da Europa na temporada passada.
O reconhecimento pelo desempenho de ambos em 2022/23 veio na tarde desta quinta-feira, logo depois do sorteio da fase de grupos. O City pode se considerar um sortudo, caindo no grupo que talvez seja o mais acessível, junto de RB Leipzig, Estrela Vermelha e Young Boys.
A temporada 2022/23 foi a primeira de Haaland na Inglaterra e o norueguês não decepcionou. Com desempenho impressionante, Haaland marcou 52 gols em 53 jogos e guiu o Manchester City ao triplete inédito, que inclui, além da Champions, a Premier League e a Copa da Inglaterra.
Pep Guardiola, que está em sua oitava temporada no Manchester City, faturou pela primeira vez o prêmio de melhor treinador pela Uefa. O prêmio, que existiu entre 1997 e 2006, voltou a ser entregue desde 2020 e os últimos vencedores haviam sido Thomas Tuchel e Carlo Ancelotti, ambos também depois de faturarem a Champions League.
No feminino, Aitana Bonmati, campeã do mundo neste mês com a Espanha, foi eleita a melhor jogadora da Europa. A jogadora do Barcelona marcou 17 gols, distribuiu 21 assistências e foi campeã da Liga Espanhola e da Champions. Quem recebeu o reconhecimento como melhor treinadora foi Sarina Wiegman, que comanda a Inglaterra.
Fonte: Ogol
Comentários