Montadoras e fornecedoras de peças automotivas dos EUA podem receber, do governo de Joe Biden, bilhões em subsídios, além de outros incentivos. A ideia da administração é viabilizar a adaptação das fábricas para produzir veículos elétricos, conforme disse Jennifer Granholm, líder da Secretaria de Energia, nesta quinta-feira (31).

Para quem tem pressa:

A administração Biden oferece US$ 12 bilhões em subsídios (aproximadamente R$ 60 bilhões) para isso, conforme divulgou a Reuters nesta quinta. A abordagem abrangente da administração também inclui uma alocação de US$ 3,5 bilhões (R$ 17,3 bilhões) para apoiar fabricantes domésticos de baterias.

A distribuição do financiamento envolve uma divisão de US$ 2 bilhões (R$ 10 bilhões) em subsídios do Inflation Reduction Act, aprovado pelos democratas em 2022, e US$ 10 bilhões (R$ 50 bilhões) em empréstimos facilitados pelo Escritório de Programas de Empréstimos do Departamento de Energia.

O presidente Joe Biden afirmou, em comunicado:

Construir uma economia de energia limpa pode e deve oferecer uma oportunidade vantajosa para as empresas automobilísticas e os trabalhadores sindicalizados que ancoraram a economia americana por décadas.

Veículos elétricos e preocupações nos EUA

Linha de produção de carros elétricos da Tesla
(Imagem: Steve Jurvetson/Flickr)

A Casa Branca busca abordar preocupações de montadoras e do sindicato dos trabalhadores automotivos (UAW, na sigla em inglês). Em regiões como Michigan, Ohio, Illinois e Indiana, por exemplo, o sindicato alertou para o potencial risco de perda de empregos devido à rápida transição para veículos elétricos.

Granholm, ex-governadora do estado de Michigan, um estado com forte presença na fabricação de automóveis, disse a jornalistas:

Enquanto fazemos a transição para veículos elétricos, queremos garantir que os trabalhadores possam fazer a transição em seus locais de trabalho, para que nenhum trabalhador, nenhuma comunidade seja deixado para trás.

O presidente da UAW, Shawn Fain, comemorou o anúncio nesta quinta. Segundo ele, a política deixa claro para os empregadores que a transição para veículos elétricos deve incluir parcerias sindicais sólidas com altos padrões de salário e segurança, conquistados pelas gerações de membros do sindicato.

Contexto

Fileira de carros elétricos conectados em totens de carregamento da Tesla
(Imagem: Sheila Fitzgerald/Shutterstock)

Recentemente, as tensões aumentaram, com membros do sindicato votando decisivamente a favor da possibilidade de uma greve nas principais montadoras de Detroit, caso as negociações em curso sobre salários e planos de pensão não resultem num acordo antes do término do contrato atual em 14 de setembro.

A Stellantis, conglomerado automotivo, chamou a atenção para seus planos de fechar a fábrica da Jeep localizada em Belvidere, Illinois. No entanto, este anúncio encontrou resistência, e as discussões persistem sobre o futuro da fábrica, possivelmente com assistência do governo.

Em resposta a questionamentos sobre o potencial dos subsídios em salvar fábricas do fechamento, Granholm sugeriu que comunidades com plantas estabelecidas estão bem posicionadas para se beneficiar dessas oportunidades financeiras.

Embora não sejam exigidos requisitos de mão de obra específicos para empresas que buscam esses fundos, um representante do Departamento de Energia enfatizou que projetos com boas condições de trabalho poderiam ter vantagem na obtenção do financiamento.