São Paulo iguala agregado, mas cai nos pênaltis para LDU e se despede da Sula

O São Paulo tentou, lutou, mas não conseguiu avançar às semifinais da Copa Sul-Americana. Na noite desta quinta-feira, com o Morumbi lotado, o Tricolor Paulista venceu a LDU por 1 a 0 no tempo regulamentar, forçou as penalidades, mas acabou castigado na marca da cal, perdendo por 5 a 4. James Rodríguez foi o único a desperdiçar a cobrança na disputa. 

Com o resultado, a equipe equatoriana tira toda e qualquer possibilidade de uma final brasileira na edição deste ano. O time de Quito agora encara o Defensa y Justicia, que eliminou o Botafogo nesta última quarta-feira.

Com uma postura agressiva e uma marcação bem encaixada, a LDU não facilitou a vida do São Paulo nos primeiros 45 minutos de partida. Tanto que a primeira chegada perigosa da partida foi do time equatoriano. Alvarado recebeu com espaço, finalizou de longe e deu trabalho para Rafael.

Sem espaço para criar, o Tricolor Paulista demorou para se encontrar e só conseguiu criar algum incômodo para o adversário aos 22, quando Lucas fez boa jogada pelo meio e serviu Luciano, que bateu para boa defesa de Alexander Domínguez.

A finalização de Luciano deu mais confiança para os brasileiros, que, enfim, começaram a ter superioridade na intermediária inimiga. Aos 26, Calleri ganhou da marcação na área pela direita, finalizou firme e viu Domínguez se virar para evitar o gol são-paulino.

Sentindo a melhora dos mandantes, a LDU mudou de postura e passou a apostar nos contra-ataques. Quase foi fatal. Aos 31, Jhojan Julio disparou pelo meio, invadiu a área e bateu no canto esquerdo. Atento, Rafael foi bem na bola e mandou para escanteio.

Na reta final, os equatorianos voltaram a “encaixotar” o São Paulo na marcação, travaram o confronto e garantiram a manutenção da vantagem no placar agregado até a ida para o intervalo.

Logo na volta para o segundo tempo, o time de Dorival Júnior ganhou mais um motivo para acreditar. Com três minutos, Alexander Alvarado exagerou na força, fez falta dura em Alisson e recebeu o cartão vermelho.

Com a vantagem numérica, como era de se esperar, o São Paulo foi com tudo para cima e deu início a um verdadeiro ataque contra defesa. Aos 12, Alisson recebeu na entrada da área, finalizou firme e, caprichosamente, a bola carimbou a trave. E a pressão seguiu. 

Encurralada, a LDU montou um ferrolho e fez o que pôde para manter a vantagem. Até que aos 32, após cobrança de escanteio de James Rodríguez pela esquerda, o equatoriano Arboleda não perdoou seus compatriotas, foi no terceiro andar e cabeceou no cantinho. Domínguez se esticou todo, mas não evitou o gol são-paulino, que incendiou o Morumbi.

A blitz são-paulina, atrapalhada por uma dose de ansiedade, não surtiu efeito nos minutos finais e o Tricolor Paulista não conseguiu marcar o segundo gol que lhe daria a classificação. Com isso, o agregado permaneceu empatado e o duelo foi para as penalidades.

Na disputa por pênaltis, a eficiência equatoriana falou mais alto. Com 100% de aproveitamento, a LDU beirou a perfeição e converteu suas cinco cobranças. Do outro lado, o São Paulo acabou sendo castigado por um personagem inesperado.

James Rodríguez, uma das principais e mais pesadas contratações do Tricolor neste ano, isolou sua cobrança e acabou dando uma grande contribuição para eliminação são-paulina: 5 a 4.

Fonte: Ogol

Comentários