Uma sequência invicta que começou ainda com Luís Castro, sobreviveu a turbulência da mudança de cargo com o interino Cláudio Caçapa, e ainda perdurou por um mês e meio com Bruno Lage. Os 19 jogos de invencibilidade do Botafogo chegaram ao fim com a derrota (e eliminação) na Copa Sul-Americana para o Defensa y Justicia, numa série que fica marcada como a segunda melhor do clube em todo Século XXI.
Até a derrota da noite de quarta-feira, o Botafogo não perdia há dois meses e meio – 88 dias para ser mais preciso. Nesse intervalo, foram 12 vitórias e sete empates, com jogos intercalados entre Brasileirão e Sul-Americana. O revés anterior sofrido pelo Glorioso havia sido no dia 3 de junho, pela nona rodada da Série A, fora de casa contra o Athletico.
Nesta mesma temporada, o Botafogo já havia tido uma outra longa invencibilidade, que durou entre março e maio, com o final do Campeonato Carioca e o início da Copa do Brasil, Sula e Brasileiro. Foram 15 jogos sem perder, à época todos sob comando de Luís Castro. Esta série do primeiro semestre já seria, em números gerais, a quarta melhor do Botafogo no Século XXI.
Até o último final de semana, a segunda maior invencibilidade do Botafogo neste século era, isolada, da temporada de 2013, com o time de Seedorf e companhia. Com os mesmos 19 jogos sem derrota deste ano, o time levou o clube ao seu melhor resultado recente no Brasileirão: um 4º lugar que garantiu vaga direta na Copa Libertadores. A maior parte da série (12 jogos), porém, foi em jogos do Campeonato Carioca daquele ano.
Um ano antes, em 2012, o Botafogo de Loco Abreu conseguiu uma sequência ainda maior – que já é impossível de ser batida neste ano devido ao calendário. Foram incríveis 23 jogos oficiais invictos, da abertura da temporada, no dia 22 de janeiro de 2012, até o primeiro jogo da final do estadual contra o Fluminense, em 6 de maio daquele ano. Mesmo com uma sequência tão consistente, o clube acabou perdendo o título do estadual com uma segunda derrota seguida para o Tricolor.
Completando as maiores invencibilidades do Botafogo a partir de 2001 estão três temporadas em que o clube conseguiu 13 jogos seguidos sem derrota: 2007, 2008 e 2010 (que teve 10 empates no intervalo).
Fonte: Ogol
Comentários