Pesquisadores da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da Universidade de São Paulo (USP) estão trabalhando em um novo conceito de avião comercial que deverá reduzir os índices de emissão de carbono pela aviação.

O artigo “Potential Propulsive and Aerodynamic Benefits of a New Aircraft Concept: A Low-Speed Experimental Study”, publicado na revista Aerospace, apresenta o projeto de Pedro David Bravo-Mosquera. A pesquisa pretende direcionar novos rumos no desenvolvimento de aviões de grande porte.

Testes

Miniatura utilizada nos testes / Imagem: Pedro Bravo-Mosquera

O projeto conta com uma nova tecnologia conhecida como asa em caixa – como se fossem duas asas em alturas diferentes que se juntam nas pontas, melhorando a eficiência e estabilidade do voo. “A principal vantagem desta configuração é aumento da eficiência aerodinâmica em cruzeiro e uma melhor distribuição dos esforços aerodinâmicos entre as asas, o que pode reduzir o peso da estrutura”, destaca Mosquera.

Novos recursos

Além disso, a reprodução da aeronave apresenta uma tecnologia que implementa os motores junto ao corpo do avião. Nesse sistema de propulsão chamado “ingestão de camada limite”, os motores conseguem sugar o escoamento de ar ao redor da aeronave – permitindo que o avião se mova com menos potência. Como resultando, o modelo usa menos combustível.

“Ele apresenta o benefício de diminuição do arrasto induzido quando há duas asas conectadas às pontas. Existe um fenômeno de vórtice de ponta em uma asa normal que pode ser reduzido se conseguirmos fazer asas mais longas, ou com uma superfície vertical na ponta delas”, afirma Pedro Mosquera.