A grama do vizinho é sempre mais verde. Neste caso, a luz do vizinho brilha mais! Uma pesquisa da EPFL (École Polytechnique Fédérale de Lausanne) investigou os motivos que levam os habitantes da região de Cantão de Voud a escolherem ou não instalar painéis solares em suas casas. A descoberta foi a de que ter vizinhos que já tenham feito isso influencia fortemente essa decisão.

Esse efeito, em que as ações de um grupo de pessoas influenciam as decisões de outros indivíduos, chamado de proximidade social, já é conhecido no universo das compras. Os resultados do estudo foram publicados recentemente na revista acadêmica Heliyon.

Quais são as principais conclusões da pesquisa?

Foram feitas perguntas sobre condições socioeconômicas, região e fatores de decisão a 1.125 pessoas que vivem nos distritos de Nyon e Jura-Nord Vaudois, em Vaud.

Leia mais

Um novo motor para a transição energética

Geradora de eletricidade por energia solar chega em SP
Imagem: AlyoshinE/Shutterstock

Segundo os especialistas, essa nova descoberta pode ser usada para incentivar mais pessoas a fazerem a transição energética, ou seja, a troca da geração tradicional de energia pela solar. Algumas das sugestões dos pesquisadores incluem:

“Os proprietários de painéis solares gostam de falar sobre sua experiência – descrevendo quanta energia os painéis geram por ano e quanto dinheiro economizam”,

Glòria Serra-Coch, autora do estudo e aluna do Laboratório de Relações entre Ambiente Humano e Sistemas Urbanos (HERUS) da EPFL, em entrevista ao Tech Explore