A Mini revelou, nesta sexta-feira (1º), o Countryman – seu primeiro modelo de carro elétrico fabricado na Alemanha (a fabricante é do Reino Unido). O veículo também é o maior modelo da linha reformulada da marca.

Para quem tem pressa:

A fabricante vai exibir seu novo EV ao público em 5 de setembro, ao lado do novo Mini Cooper EV, na edição de 2023 do IAA (Salão do Automóvel) em Munique, na Alemanha. Esta é uma das maiores exposições da indústria automobilística do mundo.

A produção do novo Mini Countryman começará na fábrica do Grupo BMW em Leipzig, na Alemanha, ainda em 2023, aproximadamente ao mesmo tempo que o Mini Cooper EV produzido na China. Os dois modelos serão acompanhados pelo crossover Aceman, que deverá estrear em abril de 2024.

Por fora do Mini Countryman

Lateral do Mini Countryman 2024
(Imagem: Divulgação/Mini)

Em relação a tamanho, o novo carro elétrico da Mini tem 4,4 metros de comprimento, 1,8 metro de largura e 1,6 metro de altura. Comparando com seu antecessor, o EV tem aproximadamente 13 centímetros a mais de comprimento e cinco a mais de altura.

Pode parecer pouco, mas essa diferença aprimorou a praticidade e o espaço interior do carro, conforme divulgou a fabricante.

O novo Countryman apresenta uma frente redesenhada com uma grade octogonal que abriga um sensor de radar para sistemas de assistência à condução de Nível 2. Também possui luzes diurnas de LED configuráveis com diversos padrões de iluminação.

O perfil lateral é definido por um pilar C distintivo – com formas características baseadas no nível de acabamento escolhido – seguido de perto pelas rodas (de aro até 20).

Debaixo do capô do novo Mini

Close na parte da frente do Mini Countryman 2024
(Imagem: Divulgação/Mini)

A Mini vai oferecer duas variantes de potência para o novo modelo. O Countryman E possui uma autonomia avaliada pelo WLTP – abreviação, em inglês, para “procedimento mundial harmonizado de testes para veículos leves” – de 460 quilômetros, impulsionado por um motor elétrico com 201 cavalos de potência e 25 kgfm de torque.

Já a versão mais potente, o Countryman SE ALL4, oferece uma autonomia WLTP de 432 km e apresenta um sistema de tração nas quatro rodas com dois motores, com uma potência combinada de 308 cavalos e 50 kgfm de torque.

O Countryman de nível básico vai de 0 a 100 km/h em 8,6 segundos, com uma velocidade máxima de 170 km/h. Por sua vez, o modelo mais potente atinge 100 km/h em 5,6 segundos e alcança a velocidade máxima de 180 km/h.

Sobre a bateria, o comunicado de imprensa oficial não menciona a capacidade de ambas as versões. Mas teasers anteriores mencionaram um pack de 54 kWh para o Countryman E e um pack de 64 kWh para o Countryman SE ALL4.

No entanto, as taxas de carregamento são mencionadas no documento, com ambas as variantes aceitando até 22 kW de energia CA e até 130 kW em um carregador rápido de CC.

Interior do Mini Countryman 2024

Painel do Mini Countryman 2024
(Imagem: Divulgação/Mini)

Na parte de dentro, o novo Mini Countryman vem com um painel curvo revestido de superfícies têxteis em alguns níveis de acabamento. O EV traz uma tela OLED central de 9,44 polegadas que exibe várias informações, por exemplo: velocidade, detalhes de navegação e o status da bateria.

Funcionando no Sistema Operacional 9 da Mini, o Countryman responde a comandos de voz através de “Hey Mini” ou de um botão no volante para falar.

Com espaço para cinco pessoas, o crossover construído na Alemanha pode ser equipado com um teto de vidro panorâmico dividido, enquanto a fileira traseira de assentos pode ser ajustada em até 130 mm, o que pode aumentar o espaço para as pernas dos passageiros traseiros ou o espaço de bagagem no porta-malas.

A Mini afirma que, com o encosto traseiro em sua posição normal, o volume de carga do porta-malas é de 460 litros, uma medida que pode ser aumentada para 1.450 litros dobrando os bancos traseiros.

O novo Countryman elétrico virá em quatro níveis de acabamento: Essential, Classic, Favoured e JCW (igual a fabricante oferece no Mini Cooper).