A Mini revelou, nesta sexta-feira (1º), o Countryman – seu primeiro modelo de carro elétrico fabricado na Alemanha (a fabricante é do Reino Unido). O veículo também é o maior modelo da linha reformulada da marca.
Para quem tem pressa:
A fabricante vai exibir seu novo EV ao público em 5 de setembro, ao lado do novo Mini Cooper EV, na edição de 2023 do IAA (Salão do Automóvel) em Munique, na Alemanha. Esta é uma das maiores exposições da indústria automobilística do mundo.
A produção do novo Mini Countryman começará na fábrica do Grupo BMW em Leipzig, na Alemanha, ainda em 2023, aproximadamente ao mesmo tempo que o Mini Cooper EV produzido na China. Os dois modelos serão acompanhados pelo crossover Aceman, que deverá estrear em abril de 2024.
Por fora do Mini Countryman
Em relação a tamanho, o novo carro elétrico da Mini tem 4,4 metros de comprimento, 1,8 metro de largura e 1,6 metro de altura. Comparando com seu antecessor, o EV tem aproximadamente 13 centímetros a mais de comprimento e cinco a mais de altura.
Pode parecer pouco, mas essa diferença aprimorou a praticidade e o espaço interior do carro, conforme divulgou a fabricante.
O novo Countryman apresenta uma frente redesenhada com uma grade octogonal que abriga um sensor de radar para sistemas de assistência à condução de Nível 2. Também possui luzes diurnas de LED configuráveis com diversos padrões de iluminação.
O perfil lateral é definido por um pilar C distintivo – com formas características baseadas no nível de acabamento escolhido – seguido de perto pelas rodas (de aro até 20).
Debaixo do capô do novo Mini
A Mini vai oferecer duas variantes de potência para o novo modelo. O Countryman E possui uma autonomia avaliada pelo WLTP – abreviação, em inglês, para “procedimento mundial harmonizado de testes para veículos leves” – de 460 quilômetros, impulsionado por um motor elétrico com 201 cavalos de potência e 25 kgfm de torque.
Já a versão mais potente, o Countryman SE ALL4, oferece uma autonomia WLTP de 432 km e apresenta um sistema de tração nas quatro rodas com dois motores, com uma potência combinada de 308 cavalos e 50 kgfm de torque.
O Countryman de nível básico vai de 0 a 100 km/h em 8,6 segundos, com uma velocidade máxima de 170 km/h. Por sua vez, o modelo mais potente atinge 100 km/h em 5,6 segundos e alcança a velocidade máxima de 180 km/h.
Sobre a bateria, o comunicado de imprensa oficial não menciona a capacidade de ambas as versões. Mas teasers anteriores mencionaram um pack de 54 kWh para o Countryman E e um pack de 64 kWh para o Countryman SE ALL4.
No entanto, as taxas de carregamento são mencionadas no documento, com ambas as variantes aceitando até 22 kW de energia CA e até 130 kW em um carregador rápido de CC.
Interior do Mini Countryman 2024
Na parte de dentro, o novo Mini Countryman vem com um painel curvo revestido de superfícies têxteis em alguns níveis de acabamento. O EV traz uma tela OLED central de 9,44 polegadas que exibe várias informações, por exemplo: velocidade, detalhes de navegação e o status da bateria.
Funcionando no Sistema Operacional 9 da Mini, o Countryman responde a comandos de voz através de “Hey Mini” ou de um botão no volante para falar.
Com espaço para cinco pessoas, o crossover construído na Alemanha pode ser equipado com um teto de vidro panorâmico dividido, enquanto a fileira traseira de assentos pode ser ajustada em até 130 mm, o que pode aumentar o espaço para as pernas dos passageiros traseiros ou o espaço de bagagem no porta-malas.
A Mini afirma que, com o encosto traseiro em sua posição normal, o volume de carga do porta-malas é de 460 litros, uma medida que pode ser aumentada para 1.450 litros dobrando os bancos traseiros.
O novo Countryman elétrico virá em quatro níveis de acabamento: Essential, Classic, Favoured e JCW (igual a fabricante oferece no Mini Cooper).
Fonte: Olhar Digital
Comentários