A Volkswagen mostrou na Alemanha um conceito de carro elétrico compacto e esportivo chamado ID. GTI Concept. O veículo tem a mesma cara já divulgada em outro projeto da montadora alemã, o ID. 2all como um hatchback que utiliza motor elétrico e quer ter cara mais apimentada nas ruas das cidades onde vai circular – se for lançado, claro.

O que você precisa saber:

O ID. GTI Concept tem tudo que é obrigado a ter para ser considerado um carro com ares esportivos, incluindo asa na parte superior do porta-malas, cores vermelha e preta espalhadas por todo veículo e ele traz rodas que lembram bastante o antigo Golf GTI de 1976, também chamado de Mk1 GTI.

Carro elétrico ID. GTI Concept (Imagem: divulgação/Volkswagen)
Carro elétrico ID. GTI Concept (Imagem: divulgação/Volkswagen)

“A combinação perfeita entre prazer de dirigir e usabilidade no dia a dia, isso é o que as letras GTI significaram por décadas. Com este conceito, nós transportamos o DNA do GTI em uma era elétrica. Ele continua esportivo, icônico, tecnologicamente progressivo e acessível, mas agora tem uma interpretação do futuro: elétrico, totalmente conectado e extremamente emotivo.” diz Thomas Schäfer, CEO da Volkswagen.

Mesmo apresentando o conceito em um evento na cidade de Munique, na Alemanha, a Volkswagen não dividiu muitos detalhes importantes sobre o carro. Sabemos apenas que o ID. GTI Concept terá um só motor elétrico movendo todo o veículo, com opções para o motorista ajustar detalhes esperados para um esportivo, como suspensão, direção, som e até inserir uma simulação de troca de marchas.

Carro elétrico ID. GTI Concept (Imagem: divulgação/Volkswagen)
Carro elétrico ID. GTI Concept (Imagem: divulgação/Volkswagen)

Carro elétrico carrega rápido os celulares

A Volkswagen não diz quanta bateria tem neste conceito, mas ela garante que é grande. Olhando para o tamanho do ID. GTI Concept, é possível crer que não existe espaço para um pacote muito espaçoso. O ID. 2all tem opções de 38 ou 56 kWh, com promessa de entregar até 450 quilômetros nos testes europeus (WLTP).

Como o ID. GTI Concept tem o mesmo visual do ID. 2all, eu espero o mesmo pacote de baterias, mas com mais energia sendo enviada para o motor no eixo frontal, o que deve diminuir o alcance.

Enfim, por dentro a Volkswagen colocou uma tela na central de instrumentos com 10,9 polegadas, junto de outra para a central multimídia com 12,9 polegadas. A empresa diz que existem “muitas” portas USB-C espalhadas pelo conceito e todas entregam 45 watts de energia, junto de uma tomada convencional para 230 volts.

Carro elétrico ID. GTI Concept (Imagem: divulgação/Volkswagen)
Carro elétrico ID. GTI Concept (Imagem: divulgação/Volkswagen)

Como estamos falando de um conceito, muito provavelmente este carro não será lançado nas ruas como foi apresentado.