A internet tem um aniversariante importante nesta segunda-feira (04): o Google, que completa 25 anos. A empresa começou como um empreendimento modesto e, atualmente, é considerada uma das gigantes da tecnologia, buscas e inteligência artificial (IA) do mundo.
Em 1998, a dupla Larry Page e Sergey Brin, na época estudantes da Universidade Stanford, nos EUA, fundou o Google. De lá para cá, a empresa marcou a história da tecnologia, entrou no nosso cotidiano e virou até expressão. Você provavelmente “deu um Google” hoje.
O Olhar Digital te leva numa viagem rápida pela história do Google. Confira abaixo:
25 anos de Google no mundo
A empresa se destacava já nos seus primórdios, quando era apenas um mecanismo de busca na Universidade Stanford. A página inicial “clean” e o jeito como a plataforma entregava informações a ajudou a cair rápido no gosto do público.
Dois anos depois, em 2000, a empresa lançou o Google AdWords – seu programa de publicidade. Isso revolucionou a publicidade online. Em seguida, veio o Google Imagens, em 2001 (até então, só dava para buscar texto na plataforma).
Já em 2004, a empresa deu dois passos que marcariam sua história. O primeiro foi abrir seu capital numa oferta pública inicial (IPO). Isso tornou o Google uma empresa de capital aberto. O segundo foi lançar o Gmail, que chamou a atenção por ser gratuito e, mesmo assim, oferecer bastante espaço.
No ano seguinte, veio o Google Maps. E, em 2006, a empresa comprou o YouTube. Um ano depois, mais um passo importantíssimo para a companhia: o lançamento do Android, um sistema operacional para aparelhos móveis (por exemplo: celulares e tablets). Depois, a empresa lançou seu navegador, o Google Chrome, em 2008. Até aqui, foram só acertos.
Já a partir de 2010 a empresa começa a tropeçar pelo caminho. Foi neste ano, por exemplo, que a companhia lançou o Google+, uma tentativa de explorar o nicho – emergente, na época – de redes sociais. Em 2012, veio o Google Glass, seu dispositivo de realidade aumentada.
Três anos depois, o Google passou a ser uma subsidiária da holding Alphabet. Ou seja, a Alphabet passou a ser conhecida como “dona (ou controladora) do Google”. Em 2016, a empresa lançou seu assistente virtual: o Google Assistant. Já em 2019, a companhia apostou num serviço de streaming de jogos por nuvem, o Google Stadia. E, em 2021, a companhia anunciou o Quantum Supremacy, voltado para a computação quântica.
Atualmente, acompanhamos os esforços da gigante em explorar tudo que se dá para fazer com IA generativa. Em 2023, rolaram dois anúncios importantes da empresa neste front: o lançamento do Google Bard (seu chatbot estilo ChatGPT) e a implementação dessa tecnologia na busca do Google.
A ver se esses movimentos recentes entrarão para a linha do tempo da empresa como acertos revolucionários ou tropeços.
18 anos de Google no Brasil
Em 20 de julho de 2023, o Google comemora seus 18 anos de atuação no Brasil. A companhia, mais conhecida por seu popular buscador, chegou ao Brasil em 20 de julho de 2005, com a aquisição de uma empresa de tecnologia brasileira.
No blog oficial da empresa, Fabio Coelho, o presidente do Google Brasil, comentou sobre sua atuação, além da trajetória da empresa desde 2005 no país.
Nesses últimos 12 anos à frente da operação, tive o privilégio de conviver com colegas engajados e talentosos, clientes e parceiros extraordinários, e tive o orgulho de ver de perto muitas iniciativas de impacto. Juntos, pudemos colaborar com a transformação digital dos nossos usuários e de empresas brasileiras de todos os tamanhos. Não à toa, hoje o Brasil está entre os cinco principais países em nossa lista de nove produtos com mais de um bilhão de usuários.
Fabio Coelho, Presidente do Google Brasil
Relembre 18 momentos marcantes da empresa no país, desde sua chegada ao país em 2005 até o lançamento do Bard, nesta reportagem do Olhar Digital sobre os 18 anos do Google no Brasil.
Fonte: Olhar Digital
Comentários