Neste domingo (3), às 08h05 (pelo horário de Brasília), a cápsula SpaceX Crew-6 se desacoplou da Estação Espacial Internacional (ISS) para dar início à viagem de volta à Terra de seus quatro tripulantes, após seis meses de missão (assista à desconexão aqui).

Pelos planos iniciais, a espaçonave começaria o retorno à Terra no sábado (2). No entanto, conforme noticiado pelo Olhar Digital, o procedimento foi adiado devido a condições climáticas desfavoráveis.

De acordo com um comunicado emitido pela empresa, após realizar uma série de queimaduras de partida para se afastar do laboratório orbital, a espaçonave Dragon Endeavour fará uma sequência de manobras de redução de órbita, descartará o compartimento de carga e reentrará na atmosfera da Terra, pousando no oceano próximo à da costa da Flórida às 13h17 desta segunda-feira (4).

Retorno da missão SpaceX Crew-6 será transmitido pelo X

A bordo da espaçonave estão Stephen Bowen e Woody Hoburg (NASA), além do russo Andrey Fedyaev (Roscosmos) e do astronauta Sultan Alneyadi, dos Emirados Árabes Unidos. Eles foram lançados para a estação espacial no dia 2 de março, quando um foguete Falcon 9 decolou do Complexo de Lançamento 39A (LC-39A) no Centro Espacial Kennedy, na Flórida, levando a cápsula da SpaceX no topo.

Segundo a SpaceX, a cobertura ao vivo do pouso será pelo Twitter (ou melhor, X – ainda mais falando sobre uma das empresas de Elon Musk, o dono da antiga plataforma do passarinho azul), começando cerca de uma hora antes do mergulho da cápsula nas águas do Atlântico auxiliada por paraquedas.