Como seria a cidade perfeita? Há anos alguns magnatas do Vale do Silício começaram a desenvolver um projeto que foi tornado público nos últimos dias. O California Living prevê a construção de ruas estreitas que valorizem o trânsito de pessoas e não de carros, com um intenso contato entre os habitantes e a natureza.
Leia mais
O que há hoje no local
A cidade dos sonhos
A ideia é construir três ou quatro núcleos de médio porte com habitações acessíveis, caminháveis e amigas do ambiente. “Os moradores do condado querem mais oportunidades de viver em comunidades seguras e caminháveis. Que tenham emprego bem remunerado que lhes permita viver e trabalhar dentro do concelho”, diz o projeto.
Os empresários usaram uma empresa chamada Flannery Associates para comprar mais de 8 mil hectares de terra durante um período de cinco anos. O gasto total foi de 800 milhões de dólares, quase R$ 4 bilhões, de acordo com reportagem do El País.
Tudo em absoluto segredo até agora. Tanto que alguns rumores davam conta de que a Disney havia adquirido a área para a construção de um parque de diversões no interior do estado.
Por trás da Flannery Associates estão alguns dos nomes mais poderosos dos setores de tecnologia e financeiro dos Estados Unidos. Entre eles a viúva de Steve Jobs, a empresária e filantropa Laurene Powell.
Estabelecendo prioridades
O leste de Solano, afirma a proposta, “tem baixo risco de incêndio e está estrategicamente localizado no centro da parte norte da Califórnia”. Mas um dos desafios será garantir a disponibilidade água, escassa na região, para a população do futuro.
O grupo de empresários diz que entrevistou dois mil moradores do município de Solano. Oito em cada 10 pais acham que seus filhos terão que deixar a área quando crescerem, porque não há oportunidades suficientes. Muitos agora estão otimistas com o futuro da região.
O próximo passo é conversar com todos os moradores de Solano. Nos próximos dias, os magnatas irão enviar um questionário para conhecer as preocupações dos habitantes da região. Em seguida, eles se reunirão com as autoridades do condado.
Especialistas em habitação estimam que levará pelo menos uma década para que a cidade possa entrar, de fato, em funcionamento.
Existem alguns exemplos de cidades criadas do zero na região. Westlake, na Flórida, nasceu em 2016. Ela foi construída pela Minto Communities, uma incorporadora imobiliária canadense. Em sete anos de existência, atingiu uma população de 1.500 pessoas.
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!
Fonte: Olhar Digital
Comentários