O Brasileirão de 2023 pode não apresentar grandes emoções na disputa pelo título, embora a inusitada e inexplicável coletiva de Bruno Lage tenha renovado as esperanças dos rivais do líder Botafogo. Na briga pelo Z4, no entanto, os candidatos são muitos, e com tudo em aberto. Enquanto os últimos colocados dão indícios de que podem dar uma guinada de resultados, os times entre o 10º e o 16º lugar desperdiçam oportunidades para se distanciarem da zona perigosa.
A situação de Vasco, América Mineiro e Coritiba é crítica, porém ainda não definitiva. O Coxa é hoje o lanterna (14 pontos) e chegou a conquistar uma série de três vitórias em quatro jogos antes de voltar à rotina de derrotas – cinco em série. O momento de arrancada agora é do Coelho, que vem de duas vitórias importantes (16 pontos). Já o Vasco (17 pontos) melhorou em desempenho e perdeu apenas um dos últimos cinco jogos.
O trio de lanternas terá de se desdobrar para dar um salto na tabela, mas a briga pelo quarto posto do Z4 é mais incerta. O Santos, com 21 pontos e uma vitória apenas nos últimos oito jogos, estaria hoje rebaixado, mas os rivais acima não têm aproveitado a má fase santista para abrirem vantagem.
A corrida para fugir do rebaixamento costuma ser de valorização de cada ponto conquistado. Mas, do 10º lugar ao 16º, comemorar pontos tem sido raro. Dos sete clubes, no recorte das últimas três rodadas, apenas um conseguiu vencer – o Bahia, que tem um ponto a mais apenas que o Santos e é o 16º colocado.
O Goiás, em 15º com 25 pontos, até vem em “série positiva”. Afinal, empatou os últimos três jogos, mas não perde há oito. Se conseguir manter o ritmo, o Esmeraldino deve conseguir escapar do descenso sem tanto sofrimento, mas precisa mais do que empates para isso.
No 14º posto, com 26 pontos, está o Internacional, que é um na Copa Libertadores e outro no Brasileirão. O time colorado disputa as semifinais continentais com o Fluminense, porém a prioridade dada ao torneio tem causado preocupação na peleja nacional – são 10 rodadas sem vencer. Vice-campeão em 2022, o Z4 era uma realidade que parecia muito distante, mas agora deve ser encarada com seriedade.
O Corinthians é outro invicto que não engrena e parece confiar nos empates para seguir na Série A. Foram três em sequência, cinco em oito jogos, apesar da evolução dos resultados com Vanderlei Luxemburgo, principalmente em casa. Com 26 pontos e no 13º lugar, o Timão ainda não está seguro.
O Cruzeiro é outro que tem 26 pontos, porém perto de completar dois meses sem vencer. Pepa foi demitido pelo mal momento no time celeste, que somou apenas cinco pontos nas oito últimas rodadas, sempre com empates.
O São Paulo é mais um que paga o preço de priorizar Copas, embora tenha sido eliminado na Sul-Americana. O Tricolor Paulista tem 28 pontos e está razoavelmente seguro, mas já são seis rodadas sem vitórias. Com a cabeça claramente na final da Copa do Brasil, contra o Flamengo, o time de Dorival Júnior precisa acordar para não se ver em risco.
Por fim, também com 28 pontos e em 10º na tabela, o Cuiabá. O time chegou a ser sensação do Brasileirão com quatro vitórias em série e grandes exibições de Deyverson, mas a balança agora pende para o lado das derrotas: quatro consecutivas.
Com tanta dificuldades dos times da metade de baixo da tabela em somarem pontos, tudo está em aberto para a reta final. Emoção por ali não vai faltar…
Fonte: Ogol
Comentários