A Polestar, fabricante sueca de carros elétricos, apresentou o conceito – em tamanho real – do Synergy, um “supercarro” elétrico cujo design é uma mistura de ideias ganhadoras de um concurso organizado pela empresa. A fabricante exibiu o possante “diferentão” na IAA Mobility (Salão do Automóvel) em Munique, na Alemanha, nesta segunda-feira (04).

Para quem tem pressa:

O Synergy combina três designs vencedores do Polestar Design Contest, conforme divulgou a Polestar. O concurso desafiou os participantes a projetarem um veículo em torno da “experiência de desempenho”. Eles também precisaram matutar uma “história técnica” para tirar essas ideias do papel de forma sustentável.

Trajetória do Polestar Synergy

Painel do Polestar Synergy
(Imagem: Divulgação/Polestar)

O concurso da empresa recebeu mais de 600 inscrições. Os dois vencedores do design exterior são de Paris (França). Um se inspirou em tubarões-martelo, enquanto o outro focou na “durabilidade emocional com capacidade de atualização técnica”.

Já o vencedor do design para o interior do “supercarro” é da China. Sua ideia apresentou um layout da cabine enfatizando uma posição de assento orientada para o desempenho que incorpora “conforto e controle flutuantes”.

O design final do Synergy, influenciado pela natureza e pela “durabilidade emocional”, mede apenas 1,07 metros de altura e 4,56 metros de comprimento. Se você ficou empolgado com o conceito, segure o ânimo. Isso porque esse o “supercarro” elétrico não vai entrar em produção.

Traseira do Polestar Synergy
(Imagem: Divulgação/Polestar)

A Polestar irá exibir o Synergy no Polestar Space em Munique durante o IAA 2023. Depois, ele embarcará numa turnê, incluindo uma parada nos Estados Unidos, onde será destaque no Hot Wheels Legends Tour em El Segundo, Califórnia, a partir de 7 de outubro.

A colaboração com a Mattel para o Polestar Design Contest do próximo ano e os próximos modelos em escala dos nossos carros levarão a marca Polestar e esta competição inovadora a um público ainda mais vasto. Tudo isto prova que os veículos elétricos – na realidade ou como brinquedos – podem ser tão, senão mais, empolgantes do que os seus equivalentes ICE [a combustão].

Thomas Ingenlath, CEO da Polestar