Após adiar por anos, a Apple finalmente parece pronta para trocar a porta de carregamento Lightning pelo USB-C na família iPhone 15 e nos AirPods Pro. A novidade será oficializada na próxima terça-feira, 12 de setembro, durante o evento de lançamentos da empresa de Cupertino.
Segundo Mark Gurman, o especialista em produtos da Maçã do Bloomberg, a mudança veio graças a uma exigência da União Europeia: até o fim de 2024, todos os telefones terão que vir com porta USB-C nos países do bloco.
Confira abaixo alguns pontos positivos e negativos da mudança.
Principais vantagens do USB-C
Entre as vantagens da mudança estão:
Desvantagens
Além das vantagens, confira abaixo o que a Apple e o consumidor tem a perder com a troca da porta Lightning:
Na última década, foi criado um ecossistema enorme de acessórios Lightning que gera milhões de dólares apenas com taxas de licenciamento. Há indícios de que a Maçã pode mitigar as perdas “matando” a velocidade e o carregamento rápido em acessórios USB-C de outras marcas para incentivar a compra de cabos originais.
Apple foi contra a mudança
Gurman diz que a Apple chegou a cogitar a mudança para o USB-C apenas na Europa, mas acabou desistindo por problemas adicionais que seriam gerados na cadeia de suprimentos.
E o carregador?
Por fim, mesmo que a Apple inclua um cabo USB-C na caixa dos novos iPhones, é improvável que a empresa volte a oferecer um carregador como parte do pacote. A Apple parou de incluir o adaptador de tomada com novos aparelhos desde 2020, época em que o iPhone 12 chegou ao mercado.
Isso significa que qualquer pessoa que use um carregador mais antigo vendido com um iPhone 11, por exemplo, terá que comprar um acessório novo com porta USB-C (ou comprar um cabo que converta o USB tradicional em USB-C).
Como acompanhar o evento da Apple
Fonte: Olhar Digital
Comentários