O filme “Oppenheimer“, dirigido por Christopher Nolan em 2023, relata a história de J. Robert Oppenheimer. Ele foi o cientista responsável por liderar o Projeto Manhattan, um programa confidencial dos Estados Unidos cujo objetivo era desenvolver uma bomba atômica durante a Segunda Guerra Mundial. Semelhante a outras cinebiografias, o filme pode incluir tanto personagens reais quanto personagens fictícios. Mas, afinal, o que é realmente fato no filme e o que é ficção?

Quem são os personagens fictícios de Oppenheimer

Oppenheimer
Em Oppenheimer, os personagens fictícios exercem o papel de ponte dramática para a história. (Imagem: Universal Studios)

Sim, ao longo da trama, os diretores e roteiristas optaram por destacar alguns eventos históricos relacionados a esta cinebiografia. Eles adotaram essa abordagem para entrelaçar uma narrativa com acontecimentos verídicos que se alinham com a jornada de J. Robert Oppenheimer, em um dos períodos mais marcantes da história da humanidade. Na sequência, apresentamos a lista dos personagens fictícios que ganham destaque durante a exibição do filme.

Bora

Os nazistas mataram uma amiga de infância de Oppenheimer. No filme,Bora foi criada para fazer uma ponte entre os impactos da guerra na vida de Oppenheimer com os fatos que o levaram a criar a bomba atômica.

Frank Pash

Um agente do FBI investiga Oppenheimer por suspeita de simpatia comunista. No longa, Frank Pash é ajudou a ilustrar a paranoia do Macarthismo.

Kitty Oppenheimer

O filme retrata a esposa de Oppenheimer como uma mulher forte e independente que apoia o marido, mas também critica suas ações.

Figuras históricas retratas em Oppenheimer

Além desses personagens, Oppenheimer também destaca algumas figuras históricas que retrataram de maneira diferente da realidade. Por exemplo, o filme sugere que o comunista Jean Tatlock traiu J. Robert Oppenheimer para passar informações secretas para os soviéticos. Na realidade, não há evidências de que Tatlock tenha realizado tal coisa.

É importante frisar que o filme de Christopher Nolan tenta narrar uma história mais complexa e envolvente sobre J. Robert Oppenheimer. No entanto, o filme não se apresenta como um documentário, como é comum na maioria das produções cinematográficas.

Personagens reais

Confira alguns dos principais personagens reais de Oppenheimer, o filme de 2023 dirigido por Christopher Nolan.

J. Robert Oppenheimer

O físico que liderou o Projeto Manhattan, o programa secreto dos Estados Unidos para desenvolver a bomba atômica durante a Segunda Guerra Mundial.

Katherine “Kitty” Oppenheimer

A esposa de Oppenheimer. Ela era uma bióloga e botânica que apoiou o marido em seu trabalho no Projeto Manhattan, mas também foi crítica de suas ações.

Leslie R. Groves Jr

 General que chefiou o Projeto Manhattan. Ele era um homem duro e determinado que não aceitava desculpas.

Edward Teller

Físico húngaro-americano que foi um dos principais defensores do desenvolvimento da bomba de hidrogênio. Edward Teller era muito ambicioso e visionário, mas também conhecido por sua arrogância.

Ernest Lawrence

Físico ganhador do Prêmio Nobel, Ernest Lawrence ajudou a desenvolver o ciclotron, um dispositivo que acelera partículas subatômicas. Ernest era muito brilhante em seu raciocínio, porém ficou conhecido por seu temperamento explosivo.

Enrico Fermi

Enrico Fermi era um Físico italiano-americano, além de ser conhecido como um dos principais cientistas do Projeto Manhattan. Fermi, tinha muita inteligência, porém sua característica de mais desta foi a timidez.

Leo Szilard

 Físico húngaro-americano, Leo Szilard foi um dos primeiros a perceber a possibilidade de criar uma bomba atômica. Leom era Ele era apaixonado pela ciência, mas também era conhecido por sua paranoia.

Jean Tatlock

Jean Tatlock era uma comunista americana com quem Oppenheimer teve um relacionamento romântico. Tatlock tinha uma grande inteligência, mas também era conhecida por sua instabilidade emocional.