Toda semana, no Programa Olhar Espacial, estudantes ligados a projetos astronômicos de todo o Brasil escolhem duas imagens que se destacaram na semana que passou. Esta semana, assim como na semana passada, as escolhas foram feitas por estudantes do Clube de Ciências Online Nicolinha & Kids. Confiram:

Os Pilares da Criação

[ Créditos: NASA, ESA, Hubble Heritage Team (STScI/AURA) ]

Ana Sofia de Oliveira Caldeira, de apenas 6 aninhos e aluna do Nível 5 do Instituto Educacional Casa Escola em Natal, Rio Grande do Norte, escolheu essa histórica fotografia feita pelo Telescópio Espacial Hubble. A imagem mostra o coração da Nebulosa da Água, uma região do espaço repleta de nuvens de gás e poeira e onde, em seu interior, se formam jovens estrelas e sistemas estelares. Essa característica rendeu à essa parte da nebulosa o apelido de “Pilares da Criação” e é uma das mais interessantes regiões de formação estelar nas “proximidades” da Terra. A Nebulosa da Água está localizada a cerca de 6 mil anos-luz de distância, na direção da Constelação da Serpente.

Original em:https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/6/68/Pillars_of_creation_2014_HST_WFC3-UVIS_full-res_denoised.jpg 

Abraço Galactico

[ Créditos: Mike Selby, Mark Hanson ]

Arthur Barbosa Mendonça de 9 anos e aluno do 4º ano do Ensino Fundamental na

Escola Classe 35, de Ceilândia, Distrito Federal, escolheu essa magnífica imagem que mostra os braços espirais da Galáxia NGC 1097, localizada a 40 milhões de anos-luz, na direção da Constelação da Fornalha. Seus braços espirais azulados são repletos de regiões avermelhadas que são berçários para as novas estrelas que se formam na galáxia. Curiosamente, um de seus braços parece envolver uma galáxia menor, mas é apenas uma impressão já que essa pequena companheira se encontra 40 mil anos luz além da NGC 1097. Outra curiosidade são os jatos luminosos que parecem surgir do centro galáctico. Visível apenas nas fotografias de exposições muito longas, esses jatos ainda não tem uma explicação definitiva, mas provavelmente não vêm do centro da NGC 1097. Podem ser inclusive, evidências de um canibalismo cósmico, onde uma galáxia acabou sendo devorada pela grande espiral.

Original em:https://apod.nasa.gov/apod/image/2211/NGC-1097-LRGB_Ha-rev-12-2022.jpg 

Quem escolheu

Tanto a Ana Sofia quanto o Arthur, são membros do Clube de Ciências Online Nicolinha & Kids, que reúne meninos e meninas de todo o Brasil para aprender mais sobre astronomia e outras ciências. A iniciativa de criação do clube foi de Nicole Semião, a Nicolinha, considerada a mais jovem astrônoma do mundo e que recebeu o prêmio internacional de Criança Prodígio 2022 pelo Global Child Prodigy Awards. Atualmente, o Clube da Nicolinha conta com mais de 150 participantes de todo o Brasil e alguns brasileiros em outros países.

[ Alguns dos membros do clube durante uma aula sobre impactos de asteroides com os Professores Marcelo Zurita e Marcelo Adorna – Imagem: Clube de Ciências Online Nicolinha & Kids ]