A história tem se repetido nos últimos anos de tal forma que não parece sequer ganhar mais tanto destaque. Mas a situação do Santos em 2023 exige atenção, e preocupação para o torcedor. Com a pior campanha do Brasileirão em sua história, o time alvinegro flerta mais uma vez com o rebaixamento, e sem sinais de reação.
A campanha do Santos traz números assustadores. Em 22 jogos, a equipe da baixada santista tema mais que o dobro de derrotas (11) que vitórias (5). Foram apenas 21 pontos até o momento, com o 17º lugar na tabela e apenas uma vitória nas últimas oito rodadas.
Nos pontos corridos, o Santos apenas duas vezes teve desempenhos próximos dos atuais. Em 2008, o time somava 22 pontos em 22 rodadas. Escapou do rebaixamento com sofrimento, apenas um ponto acima do Figueirense, 17º colocado. A segunda pior campanha anterior em 22 rodadas era de 2021, com 24 pontos, mas teve direito a reação na reta final e 10º lugar na tabela. Uma resposta que o torcedor espera que seja dada novamente em 2023.
O Santos integra um trio que tem orgulho de nunca ter sido rebaixado no Brasil, ao lado de São Paulo e Flamengo. Mas o receio de um rebaixamento inédito tem sido uma constante preocupante nos últimos anos, com crise financeira que tem se manifestado também em crise de resultados. E não apenas no Brasileirão.
Desde 2021, o Santos tem encontrado problemas para se manter na elite… Paulista. Em 2021 e 2022, o Peixe escapou da degola estadual na última rodada. Em 2023 a situação foi um pouco mais cômoda, embora tenha flertado mais uma vez com o rebaixamento.
No Brasileirão, o Santos começou a campanha com Odair Hellmann. O desempenho não agradava os torcedores e a diretoria, principalmente pelo estilo mais defensivo. Ainda assim, o aproveitamento do time com Odair era melhor que o atual. Foram três vitórias, quatro empates e cinco derrotas, com 36% dos pontos conquistados.
Paulo Turra substituiu Odair Hellmann e venceu apenas um de seus seis jogos no Brasileirão, dando lugar a Diego Aguirre, que venceu um jogo em quatro até aqui. O aproveitamento do Santos caiu para 31% dos pontos.
Fonte: Ogol
Comentários