As preocupações de companhias aéreas americanas em relação aos possíveis impactos do 5G em seus voos parecem finalmente ter chegado ao fim. A Delta Airlines, que era a última resistente a essa atualização, concluiu o processo de modernização de seus aviões para evitar interferências.

Atualização de altímetros encerra caso

Origem das preocupações com o 5G

O órgão regulador de aviação dos Estados Unidos, Federal Aviation Administration (FAA), havia alertado que certos sinais de 5G poderiam impactar os altímetros que os pilotos utilizam para medir a distância em relação ao solo durante situações de baixa visibilidade.

Embora altímetros e torres de celular 5G não compartilhem exatamente o mesmo espectro, a FAA acreditava que alguns altímetros das aeronaves poderiam ter dificuldades em distinguir os sinais de rádio. Isso deu início a uma disputa entre empresas de telecomunicações e a FAA sobre onde os sinais de 5G poderiam ser ativados e com qual potência.

Com o tempo, as operadoras de telefonia conseguiram ativar seus sinais de 5G na maioria das regiões, mas continuaram a bloquear áreas ao redor dos aeroportos enquanto as companhias aéreas instalavam altímetros atualizados.

A partir de julho, as companhias aéreas foram proibidas de pousar aeronaves em certas situações de baixa visibilidade se seus altímetros não estivessem atualizados, levando o Secretário de Transporte dos EUA, Pete Buttigieg, a alertar sobre possíveis atrasos e cancelamentos de voos. Quase todas as aeronaves domésticas foram atualizadas, com exceção da Delta, que possuía 190 aeronaves sem os altímetros atualizados.