O X (antigo Twitter) poderá usar as informações que coleta dos seus usuários e as disponíveis publicamente para treinar seu aprendizado de máquina ou modelos de inteligência artificial (IA). Isso consta da nova política de privacidade da plataforma. O texto, atualizado na última quinta-feira (31), vai entrar em vigor em 29 de setembro de 2023.

Para quem tem pressa:

A conta “X News Daily” apontou, numa postagem recente, esse trecho do novo texto. Veja abaixo:

A Política de Privacidade atualizada do X adicionou uma menção ao uso de dados X para treinar modelos de IA.

IA e a nova política de privacidade do X

Seis horas e vinte minutos após a postagem entrar no ar na plataforma, o próprio Elon Musk – dono da X – respondeu a observação feita pela página. Confira:

Apenas dados públicos, não DMs [mensagens diretas] nem nada privado.

Na página que traz a nova política de privacidade do X, você encontra quais dados a plataforma vai coletar dos seus usuários, bem como o que fará com eles e porque, quando o texto entrar em vigor. O trecho relacionado ao treinamento de IA consta no primeiro parágrafo do item 2.1.

Informações que serão coletadas

O texto da nova política de privacidade também informa que o X vai coletar biometria e informações de emprego de usuários.

A atualização diz que a plataforma coletará informações de usuários “para fins de segurança, proteção e identificação”. Ainda, a empresa vai coletar dados sobre o histórico profissional dessas pessoas para “recomendar empregos”.

Podemos coletar e usar suas informações pessoais (como seu histórico de emprego, histórico educacional, preferências de emprego, competências e habilidades, atividades de procura de emprego, e assim por diante) para recomendar empregos em potencial para você, para compartilhar com potenciais empregadores quando você candidatar-se a um emprego, para permitir que os empregadores encontrem candidatos em potencial e para mostrar publicidade mais relevante.

Trecho da nova política de privacidade do X (antigo Twitter)

No entanto, o X não detalha como vai usar as informações biométricas.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!