O cinema nacional tem inúmeras obras que alcançaram o estrelato e chamaram a atenção da crítica positivamente e cativaram o público. Sendo assim, o Olhar Digital trouxe listou as 5 melhores produções nacionais disponíveis no streaming e onde assisti-las nas principais plataformas.

Meu pé de Laranja Lima

Meu pé de laranja lima
O filme é inspirado em uma obra literária do final dos anos 1960. (Imagem: Netflix)

Inspirado na obra literária de mesmo nome escrito pelo autor José Mauro de Vasconcelos, os diretores Marcos Bernstein e José de Abreu dirigiram a história em formato de longa-metragem. O filme narra a história de Zezé, um menino de seis anos que reside com uma família grande e de baixa renda na zona norte do Rio de Janeiro. Zezé, um menino travesso e cheio de imaginação, encontra conforto em seu melhor amigo, um pé de laranja-lima ao qual ele dá o nome de Minguinho.

Onde assistir: Netflix

Getúlio

João Jardim dirigiu o filme baseado na vida de Getúlio Vargas, presidente do Brasil, durante os períodos de 1930 a 1945 e 1951 a 1954. O filme retrata os últimos 19 dias de Getúlio no cargo, culminando em seu suicídio em 24 de agosto de 1954. Através da projeção, os espectadores poderão adentrar a história e explorar os mistérios envolvidos na morte sombria e ainda impactante de Getúlio Vargas.

Getúlio
A produção foi produzida com uma estética que transporta o telespectador completamente para a época do acontecimento narrado. (Imagem: Netflix)

O filme tem entre suas grandes estrelas Tony Ramos no papel de Getúlio, Alexandre Borges como Carlos Lacerda, Drica Morais como Alzira Vargas, e Alexandre Nero e Clarice Abujamra como Cel. Scafá.

Onde assistir: Netflix ou Google Play Filmes

Central do Brasil

Lançado em 1998 e marcando presença no cenário cinematográfico nacional e internacional, “Central do Brasil” narra a história da ex-professora Dora, que se sustenta escrevendo cartas para indivíduos analfabetos na estação de trem da Central do Brasil, localizada na cidade do Rio de Janeiro. Durante um desses dias de trabalho, Dora encontra o menino Josué, que aspira conhecer seu pai biológico e que recentemente perdeu sua mãe de maneira brutal. A narrativa acompanha a luta empreendida por Dora para auxiliar Josué na busca pelo pai, situada nas regiões interiores do nordeste.

Central do Brasil
Um dos grandes destaques do filme é a atriz Fernanda Montenegro. (Imagem: Globoplay)

O renomado diretor Walter Sales dirigiu o longa-metragem, que teve entre suas estrelas a consagrada atriz Fernanda Montenegro, dando vida à destemida e esperta Dora, e a eterna Marília Pêra como Irene, além do premiado Mateus Nachtergaele. A produção conquistou o prêmio Urso de Ouro e recebeu indicação ao Oscar na categoria de Melhor Atriz.

Onde assistir: Globoplay ou TelecinePlay

Jean Charles

A cinebiografia “Jean Charles” conta a história de um imigrante brasileiro confundido erroneamente com um terrorista durante os atentados de Londres em julho de 2005. O drama, baseado em fatos, explorando um pouco da vida de Jean até o momento de sua morte brutal no metrô da capital inglesa.

Jean Charles
O filme Jean Charles traz informações inspiradas em fatos reais. (Imagem: Netflix)

O filme tem como estrela principal o ator e premiado Selton Mello, além da atriz Vanessa Giácomo e o ator Luis Miranda. A direção foi feita por Henrique Goldman.

Onde assistir: Netflix

Bacurau

O filme brasileiro de suspense e ficção científica “Bacurau”, lançado em 2019, teve direção de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles. A trama narra a história de um pequeno povoado no sertão brasileiro que enfrentou um misterioso ataque de forças externas.

Bacurau
O longa traz por meio da trama fortes críticas sociais. (Imagem: Telecineplay)

Resumindo a história fictícia, no sertão brasileiro, os moradores de Bacurau, uma pequena localidade, fazem uma descoberta surpreendente: seu vilarejo foi removido de todos os mapas. Conforme a trama se desenrola, eventos estranhos ocorrem na região: drones sobrevoam os céus e estranhos surgem na cidade. À medida que veículos são atingidos por tiros e corpos aparecem, pessoas como Teresa, Domingas, Acácio, Plínio, Lunga e outros percebem que estão sendo alvo de um ataque. Diante dessa situação, o grupo se une para identificar o adversário e criar coletivamente um plano de defesa.

O elenco do filme conta com a internacional atriz brasileira Sonia Braga, o ator Silvério Pereira e a atriz Karine Teles. Além da direção de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles com Sônia Braga.

Onde assistir: Telecineplay ou Globoplay