Um levantamento produzido pelo Observatório de Saúde na Infância (Observa Infância Fiocruz/Unifase) mostrou aumento da cobertura vacinal de diversos imunizantes em 2022, com destaque para o BCG, Pólio, DTP e tetraviral.

Esse estudo atualizou a versão anterior publicada no National Library of Medicine, que armazenava dados de até 2021. O projeto da Fiocruz busca analisar a queda sucessiva das coberturas vacinais desde 2015, com destaque aos riscos de descontrole de doenças como a poliomielite ou até mesmo o sarampo.

Coberturas vacinais

Analisando os dados

Durante o levantamento, a equipe utilizou dados de mais de 1,3 bilhão de doses aplicadas no Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI), através da plataforma TabNET.

Em seguida, os pesquisadores combinaram essas informações com os dados oficiais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e do Ministério da Saúde (MS).

O VAX*SIM — estudo que cruza bases de dados do Programa Bolsa Família e do acesso à Atenção Primária em Saúde — também foi um forte aliado nessa investigação.