Governo Declara Emergência em Dourados Após Temporal
O Governo de Mato Grosso do Sul emitiu o Decreto n°110 nesta terça-feira (05), declarando situação de emergência em partes das áreas urbana e rural de Dourados, devido ao temporal ocorrido no último dia 30.
Este decreto terá validade por 180 dias, destinados à recuperação dos danos. Durante esse período, todos os órgãos estaduais estão autorizados a atuar sob a coordenação da Defesa Civil do estado. Também é possível convocar voluntários para reforçar as operações e promover campanhas de arrecadação junto à sociedade.
A Defesa Civil Municipal emitiu um parecer técnico recomendando a declaração de emergência no município, e o chefe do Executivo Municipal também declarou situação de emergência por meio do Decreto nº 2.556, de 31 de agosto de 2023.
Com essa decisão estadual, contratos para adquirir bens necessários para responder aos danos causados pela chuva, bem como a prestação de serviços e obras relacionadas a desastres, podem ser feitos sem a necessidade de licitação, desde que possam ser concluídos em até um ano após o ocorrido da emergência ou calamidade.
O decreto foi assinado pelo governador Eduardo Riedel.
Ventos de até 90 km/h e chuva causaram estragos na maior cidade do interior de Mato Grosso do Sul em 30 de agosto. Isso resultou em casas destelhadas, interrupções no fornecimento de energia em bairros, árvores caídas e famílias que perderam pertences durante a chuva.
A Prefeitura de Dourados continua operando um plantão de atendimento para as vítimas do temporal na E.E. Vereador Moacir Djalma Barros e reforçou os números de contato da Defesa Civil (199) e do Corpo de Bombeiros (193) para situações de urgência.
Fonte: Dourados News
Comentários